ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Influenciadores portugueses promovem o Destino Minas na BTL Lisboa

Ações com influenciadores digitais são um importante mecanismo de promoção de produtos e destinos em feiras internacionais. Além de viralizar nas redes sociais, contribuem para atrair a atenção de um público segmentado. O influencer digital Diamantino Martins é um desses fenômenos portugueses. Com 21,7 mil seguidores, além de criador de conteúdo, ele é proprietário da agência Pólis Viagens e Turismo. “Como profissional e criador de conteúdo, considero importante divulgar o Estado e seus produtos aqui, até para dar mais visibilidade ao destino Minas”, diz.

Ana Granjo e Ricardo Couto / Crédito: Marden Couto

Diamantino Martins é um dos influenciadores digitais que têm usado perfis nas redes sociais para promover Minas Gerais na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo. As ações do Governo de Minas, que conta com um estande na feira lisboeta, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”. A BTL Lisboa começou na última quarta-feira (28/2) e a programação se estende até domingo (3/3). 

“Uma das grandes apostas de Minas aqui na BTL é o que o estado tem de melhor a oferecer: a gastronomia”, comenta Martins em um vídeo no perfil @dimantinomartins, no Instagram. Como agente de viagens, ele reconhece que a procura pelo destino Minas cresceu no último ano. “Na minha agência, vendi pacotes para o Carnaval de Belo Horizonte este ano. Descobri que é uma festa genuína, popular e segura”, comenta. 

Palestrante oficial da BTL Lisboa, a influenciadora Sónia Justo é multiplataforma – escreve sobre gastronomia e viagens em blog, podcast, redes sociais e Youtube com o perfil @lovelylisbonner. Presença constante no estande do Governo de Minas, Sónia se mostra encantada com as degustações promovidas pelos chefs Felipe Rameh e Roberta Gomes na Cozinha Viva. Embora ainda não conheça Minas Gerais, ela se diz instigada a visitar o estado ao participar da BTL. Quando indagada sobre a primeira imagem que vem à mente quando se menciona Minas Gerais, a influenciadora não hesita em citar a gastronomia e as paisagens naturais.

“Minas Gerais tem muito ainda a crescer como destino em Portugal, o viajante português tem uma ligação muito forte com o Brasil. A participação de Minas na feira é muito orgânica e natural. O estande chama muito a atenção: tem pão de queijo, cachaça, queijo, café”, pontua. Em todas as feiras das quais Sónia participou no ano passado, Minas marcou presença. “Os estandes de Minas Gerais e do Brasil são sempre os mais cheios, animados e populares. O europeu gosta muito”, acrescenta. 

Sônia Justo e Felipe Rameh / Crédito: Camila Oliveira

O casal Ana Granjo e Ricardo Couto, do travel blog com o instigante nome de Gato Vadio (@gatovadiotravelblog), com 27, 5 mil seguidores, também ainda não tiveram a oportunidade de viajar ao Brasil. De Minas Gerais, se encantaram com as imagens das cachoeiras. “Só conhecemos Minas Gerais pelas novelas”, conta. No estande mineiro, participaram da Cozinha Viva e experimentaram o porquinho crocante com banana caramelada, mini vegetais tostados e rotti. “Achamos tudo delicioso, não estamos acostumados a comer quiabo”, destaca Ana.

A criadora de conteúdo conta que a cozinha mineira tem similaridades com a portuguesa, como o porquinho, que também é comum em outros preparos na culinária local, mas também percebeu influências africanas. “O purê de banana é muito diferente. No geral, gostamos dessa mistura de sabores e culturas”, avalia. Minas Gerais, segundo o casal, oferece diversas opções, como patrimônio histórico, natureza e gastronomia, para vários nichos de públicos. “Há uma vantagem: os portugueses gostam de viajar e comer bem”, resume Ana Granjo.

Sobre a BTL Lisboa

A 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada no Parque das Nações, conta com 1.400 expositores e espera receber mais de 60 mil visitantes até domingo (3/3). A BTL Lisboa reúne operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas e prestadores de serviços turísticos para desenvolvimento de negócios e promoção de networking. 

Minas Gerais se destaca entre os 75 destinos internacionais. São três dias exclusivos só para profissionais da área e, no fim de semana, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer destinos, hotéis, operadoras, cias aéreas, cruzeiros, locadoras, atrativos e fornecedores.