ENTRETENIMENTO

São José intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar, nesta sexta-feira (1º) e neste sábado (2), força-tarefa no Campo dos Alemães, na região sul, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Sempre das 8h30 às 14h30, serão executadas ações educativas, nebulização e controle de criadouros, com visitas às residências e orientações aos munícipes.

Será montado stand na praça Sebastião Minari (avenida dos Evangélicos, sem número) para distribuição de panfletos e materiais à população sobre como evitar a dengue e com informações sobre a doença.

O trabalho integra os Dias D de Mobilização Estadual (sexta) e Nacional (sábado) com ações nas cidades de São Paulo e de todo o país.

A força-tarefa envolverá funcionários das secretarias municipais de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde), Proteção ao Cidadão (agentes da Defesa Civil), Manutenção da Cidade e Governança (Relações Comunitárias). Também haverá colaboração do Exército.

Engajamento

A Secretaria de Educação e Cidadania também participa da mobilização. Nesta quinta-feira (29), foram realizadas palestras e ações educativas com o objetivo de engajar os estudantes na luta contra o mosquito.

O trabalho de conscientizado foi feito na Emefi Professor Álvaro Gonçalves e no Cedin (Centro de Educação Infantil) Paulo César dos Santos Mortari, ambos no Campo dos Alemães.

“Achei muito legal. Todos temos que ajudar no combate à dengue. Quanto mais informações tivermos, mais preparados estaremos para ajudar”, disse Mirella Manuella Silva, que tem 10 anos e é aluna do 5º ano na Emefi Álvaro Gonçalves.

Programação

A Prefeitura de São José dos Campos também está divulgando em seu site (www.sjc.sp.gov.br) a programação diária de ações contra a dengue.

O trabalho está sendo intensificado em todas as cidades.

A programação está disponível no link.

Colaboração

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.

Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cuidados

Ações para evitar criadouros

• Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas

• Evite planta aquática

• Não acumule entulho e lixo

• Faça sempre a manutenção de Piscinas e Fontes, utilizando produtos químicos líquidos

• Retire a água acumulada da laje

• Mantenha a lixeira sempre fechada

• Guarde pneus em lugares cobertos

• Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo

• Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados ​​para servir água aos animais domésticos

• Mantenha bem tampados reservatórios e caixas d’água

• Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada

• Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva

• Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos

Mais informações e orientações


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde