ENTRETENIMENTO

Cão da Guarda Civil Municipal é destaque em 1° Encontro K9 de Sorocaba – Noticias

Fotos: GCM

Por: Eduardo Santinon

 

O cão Thor, que integra a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, foi o destaque nas atividades do 1º Encontro K9 2024 de Sorocaba, realizado no último domingo (18), em um Hotel Canil no Jardim Cruz de Ferro, na Zona Norte da cidade.

O evento foi organizado por uma empresa de treinamentos táticos e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, incluindo equipes de GCMs de Sorocaba, Itapetininga, Vinhedo, Santos e Votorantim, com, ao todo, 20 cães.

Os animais realizaram um treino, para certificação de faro, sendo que entre aqueles que foram para a pista, Thor foi o que mais encontrou entorpecentes escondidos, em simulação de situações evidenciadas no dia a dia de operações de canis táticos.

No último dia 11 de janeiro, Thor achou 427 porções de drogas escondidas entre arbustos, na praça do Residencial Carandá, na Zona Norte, durante patrulhamento preventivo da equipe do Canil da GCM. Em dezembro, o mesmo cão encontrou um “tijolo” de maconha, dentro de um saco e coberto com mato seco, em área verde dentro de um residencial, no bairro Caguaçu. No mesmo mês, Thor foi empregado em ação da Polícia Civil em Pilar do Sul, em que descobriu 134 porções de cocaína, dentro de sacola plástica enterrada no quintal de uma casa.

Aliás, o termo K9 está associado à palavra canine (canino) e é conhecido mundialmente, sobretudo nos países de língua inglesa, para designar o cão policial. Trata-se de um cachorro criado e adestrado especificamente para ajudar nos trabalhos da polícia, bem como de outras forças de segurança pública.

O Canil da GCM de Sorocaba é uma unidade especializada, ligada à Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu). Os cães policiais são treinados para auxiliar as equipes no patrulhamento preventivo por toda a cidade, bem como no apoio a outros órgãos de segurança pública. São treinados para ajudar em diversas funções, como no faro de drogas, guarda e proteção, assim como em trabalho social e de função terapêutica junto à população.

Os cães que integram a GCM moram no próprio Canil da Guarda, onde são cuidados e tratados, diariamente. As características principais para que participarem desse tipo de trabalho variam de cão para cão, de acordo com a atividade a ser desempenhada. Geralmente, são selecionados por suas características de personalidade, sendo requisitos fundamentais: coragem, inteligência, obediência, equilíbrio, capacidade de farejar e capacidade de adaptar-se a ambientes e situações diversas.