ENTRETENIMENTO

Carnaval 2024: veja as ações dos órgãos municipais no quarto dia de desfiles na Marquês de Sapucaí – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Comlurb removeu 86 toneladas de resíduos no segundo dia de desfiles das escolas do Grupo Especial no Sambódromo – Divulgação

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de eventos e nos entornos. Confira as ações realizadas.

 

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) apreenderam cerca de mil bebidas diversas que seriam vendidas ilegalmente, sendo 100 em garrafas de vidro, além de cinco armas brancas e 13 botijões de gás durante o quarto dia de operação do Carnaval 2024 no entorno do Sambódromo e nos blocos de rua.

Uma equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) fez a prisão de um suspeito por furto de celular no entorno do Sambódromo. A ocorrência foi registrada na 6ª Delegacia de Polícia e o aparelho foi recuperado e devolvido à vítima. Durante o desfile dos blocos, no Flamengo, guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) conduziram um homem para a 9ª DP, com suspeita de gravar imagens das partes íntimas de mulheres. Os agentes foram acionados por um casal, que denunciou o suspeito. Todos foram conduzidos para a delegacia para registro da ocorrência. Ainda foram registradas 12 intervenções em confusões em desfiles de blocos e 22 auxílios em situações emergências, como mal súbito.

Foram aplicadas 674 multas de trânsito, com 48 remoções por estacionamento irregular, além de duas vans piratas. As fiscalizações de táxis e veículos de aplicativos registram aproximadamente 200 abordagens, com 49 autuações.

Esquema Operacional Para o Carnaval 2024, a Secretaria de Ordem Pública reservou um contingente de 800 agentes por dia na Sapucaí, com o apoio de 60 viaturas, um caminhão e oito reboques, trabalhando na fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, no auxílio na dispersão dos carros alegóricos, na fiscalização de táxis e transporte complementar e no auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, entre outros.

 

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde atendeu, no último dia de desfiles do Grupo Especial, 625 pacientes. Desses, 26 precisaram ser transferidos para unidades de urgência e emergência, UPAs e CERs da rede municipal. Mal-estar devido ao calor e ao desgaste físico do desfile, torções e cortes; traumas por queda e ingestão de bebidas alcoólicas em excesso foram alguns dos principais motivos que levaram as pessoas a procurarem um dos seis postos localizados em pontos estratégicos da Avenida Marquês de Sapucaí.

Ao todo, a SMS realizou 1.855 atendimentos desde sexta-feira, quando começaram os desfiles com a apresentação das escolas da Série Ouro. A Central Municipal de Regulação, responsável por realizar as transferências, removeu 117 pessoas para unidades de urgência e emergência. Os postos da Secretaria Municipal de Saúde também funcionaram durante os ensaios técnicos das escolas de samba, nos fins de semana que antecederam o carnaval, quando fizeram 114 atendimentos, com 29 remoções.

A estrutura de atendimento da SMS conta com um total de 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 10 poltronas de hidratação. Além disso, 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) e equipes próprias estão disponíveis em cada dia de desfiles das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no sábado das campeãs. Nesta terça-feira, para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis.

O Instituto de Vigilância Sanitária do município (IVISA-Rio) também está presente no sambódromo, realizando ações para oferecer orientações de boas práticas e adequações físicas para as atividades e fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias. Nesta segunda-feira, foram realizadas 73 visitas a serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações. Além disso, dois licenciamentos sanitários para atividades transitórias (LSAT) foram emitidos e 18 amostras de alimentos foram colhidas para análise pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP). Também foram aplicadas 128 placas adesivadas com informações sobre a legislação referente às restrições de fumo em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados.

A Superintendência de Vigilância em Saúde também está atuando no Sambódromo com ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública que possam ocorrer, visando a proteção da saúde das pessoas que estejam no local, bem como de toda a população carioca

Esquema operacional

A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema operacional para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo.

Série Ouro / Grupo Especial / Desfile das Campeãs

– Nos dias 9, 10, 11, 12 e 17/2
– Horários: 19h – 6h / término dos desfiles
– Seis postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose
– 32 leitos (7 de suporte avançado de vida)
– 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile

Desfile Mirim

– Dia 13/2
– Horário: 16h às 1h / término dos desfiles
– Cinco postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose
– 27 leitos (6 de suporte avançado de vida)
– Dez ambulâncias avançadas / dia de desfile

Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência, operacionais. Seis sanitaristas da Coordenação de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde e Unidade de Resposta Rápida trabalharão para detectar a ocorrência de surtos e outros eventos de importância para a saúde pública. E 14 agentes de Vigilância em Saúde farão ações de educação em saúde, prevenção e controle no Sambódromo e suas imediações e aplicação de inseticida a modo ultra baixo volume (fumacê).

 

SAIBA MAIS

Veja as ações dos órgãos municipais no terceiro dia de desfiles na Sapucaí

Veja as ações dos órgãos municipais no segundo dia de desfiles na Sapucaí

Veja as ações dos órgãos municipais no primeiro dia de desfiles na Sapucaí

Grupo Especial: confira a fotogaleria do segundo dia de desfiles

Grupo Especial: confira a fotogaleria do primeiro dia de desfiles

Série Ouro: confira a fotogaleria do primeiro dia de desfiles

Série Ouro: confira a fotogaleria do segundo dia de desfiles

 

COMLURB

As equipes da Comlurb seguem atuando em todos os pontos de festa neste Carnaval 2024. O grande diferencial, neste ano, tem sido o apoio dos foliões, que estão mais conscientes e fazendo o descarte com mais frequência nos contêineres disponibilizados pela Companhia, tanto no Sambódromo quanto na Intendente Magalhães e, principalmente, no carnaval de rua. Com isso, as vias ficam mais limpas e o serviço ganha em agilidade.

Durante os desfiles da última noite de espetáculo das grandes escolas de samba do Grupo Especial, no Sambódromo, nesta segunda-feira (12/2) foram removidas 86 toneladas de resíduos, sendo 7,5 toneladas de resíduos potencialmente recicláveis. Desde a pré-limpeza da Passarela do Samba, nos dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade removida de resíduos soma 298,2 toneladas, sendo 31 toneladas de materiais recicláveis.

Os blocos seguem sua programação em toda a cidade. Nessa segunda-feira, a Companhia removeu 59,1 toneladas de resíduos dos blocos que desfilaram em todas as regiões. Os blocos que geraram mais resíduos foram: Sargento Pimenta, com 13,2 toneladas, Dinossauros Nacionais, com 3,4 toneladas, Exagerado, com 3,2 t, todos no Centro, e o Bloco das Divas, no Recreio, com 3,5 toneladas. Desde o Pré-Carnaval, já foram recolhidas 564,7 toneladas de resíduos dos blocos de rua.

Os desfiles na Estrada Intendente Magalhães e na Avenida Chile, e nos bailes populares nos bairros geraram 53,6 toneladas de resíduos na noite de segunda-feira, totalizando 102,5 toneladas de resíduos em quatro dias de carnaval. O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa da abertura do Carnaval da Intendente.

Desde o início do Pré-Carnaval e após três dias oficiais de folia na cidade, a Comlurb já contabiliza a remoção de 965,4 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa.

As equipes do Lixo Zero aplicaram desde o início do Pré-Carnaval, no dia 13/01, 643 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 569 por pessoas flagradas urinando em via pública, no valor de R$ 773,65 cada.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.633 garis por dia, sendo até 872 para a parte interna do Sambódromo, até 210 para a área externa, incluindo o entorno do Terreirão, até 101 para os desfiles na Intendente Magalhães, e até 2.450 para os blocos e bailes oficiais em toda a cidade. Os trabalhos de limpeza são realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a Companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Neste ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

No quarto dia do Carnaval 2024, no entorno do Sambódromo, com a campanha “Ô abre alas, me proteja, quero brincar”, a Secretaria Municipal de Assistência Social contou com o efetivo de 65 agentes, que distribuíram 250 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes no Sambódromo, Terreirão e Dispersão. Na região central, foram distribuídas 93 pulseiras, nas Praças XV e Tiradentes, respectivamente.

A SMAS também realizou ações em outros pontos da cidade durante os eventos. Na Nova Intendente Magalhães, foram distribuídas 690 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes. Em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, 70 pulseiras foram entregues. Nas estações do Metrô Saens Peña e General Osório, os agentes distribuíram 211 pulseiras.

No total geral, no quarto dia de folia, a Assistência Social trabalhou com 97 profissionais e distribuiu mais de 1.300 pulseiras no Carnaval do Rio.

A SMAS também recebeu 11 crianças (filhos de ambulantes que trabalharam próximo da Sapucaí) no Espaço de Convivência, na 1ª Vara da de Infância, Adolescência e Idosos. Foram realizadas várias atividades, como brincadeiras que estimulam a sociabilidade, oficina de slime com a equipe de mulheres empoderadas, pinturas, desenhos e visita ao

Espaço das Artes.

Foram distribuídos lanches, kits escolares, janta e teve exposição de desenho em DVD. No fim, foi feita a entrega das crianças aos respectivos responsáveis.

 

CET-RIO

Mesmo com os diversos eventos ocorrendo pela cidade não foram verificadas retenções de maior relevância nesta segunda-feira (12/2). Os impactos no trânsito ocorreram somente nas proximidades dos eventos ou nos horários de chegada e saída de grande público, como no caso do Sambódromo, onde foram observadas retenções perto do horário de início e de término dos desfiles.

A CET-Rio implantou um esquema especial de trânsito, no Centro e em todos os seus acessos, iniciado na quarta-feira (7/2), por conta dos desfiles na Sapucaí. E também fez um esquema especial de trânsito para os desfiles das escolas de samba do Grupo de Avaliação e séries Prata e Bronze na Intendente Magalhães, no Campinho.

A operação de trânsito conta com 250 operadores de trânsito por dia, entre agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego, que trabalham a favor da segurança viária, para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, orientar motoristas e efetuar os bloqueios viários necessários. Serão disponibilizados nove reboques para desobstrução de vias, 45 motocicletas e 20 veículos operacionais.

No reforço às orientações aos motoristas e pedestres, também serão usados 36 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. E, diretamente do Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio irão monitorar a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições viárias.

 

PROTEÇÃO À MULHER

Nos pontos de acesso ao Sambódromo, os foliões receberam ventarolas, adesivos corporais e tatuagens. Foi um total de 1.000 itens de cada distribuídos na noite dessa segunda. Na última noite de desfiles, a SPM não precisou realizar nenhum tipo de atendimento a mulheres vítimas de algum tipo de violência ou assédio.

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher durante o período de Carnaval, a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher realiza a campanha ‘Carnaval + Seguro para as Mulheres’ e oferece suporte e informação à população. A Secretaria da Mulher tem postos de atendimento na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães para acolher mulheres em situação de violência.

Os banheiros da Sapucaí são adesivados com o material da campanha, que traz informativos sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência, através de um QrCode, traduzido em inglês, espanhol e francês. Nos blocos de rua, a Secretaria da Mulher tem equipes distribuindo materiais personalizados como leques, adesivos e tatuagens temporárias com o intuito de conscientizar a população.

O ‘Rio + Seguro para Mulheres’ é um site informativo sobre as diversas formas de violência de gênero, desenvolvido em parceria com a Organização Internacional das Migrações (OIM) da ONU. A iniciativa começou no Réveillon de 2022, e pelo segundo ano consecutivo acontece em um dos maiores eventos culturais do Brasil, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher com a segurança e o bem-estar das mulheres.

 

TRANSPORTES

A Secretaria Municipal de Transportes preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2024. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência por conta das interdições que ocorrem no entorno do Sambódromo, no Centro. As linhas de ônibus têm modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

Ônibus

Semelhante aos anos anteriores, todas as linhas provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, fazem desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.

As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, fazem desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Táxi

Entre os dias 9 e 12, e no dia 17/2, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:

– Até às 21h: liberado para todos os Táxis
– Das 21h às 8h: somente Táxi.Rio e Táxi Especial
– Após às 9h:liberado a todos os Táxis

Setor par

Endereço dos Pontos:

– Ponto Táxi Rio
– Rua Afonso Cavalcanti, 275
– Ponto de Táxi comum
– Rua Estácio de Sá, próximo ao metrô, sentido Tijuca
– Ponto de Táxi Especial
– Rua Tomás Rabelo

Setor ímpar

Endereço dos Pontos:

– Ponto de Táxi Comum
– Alça de acesso à Avenida 31 de março, próximo ao Batalhão de Choque da PM, na altura dos setores 7 e 9
– Ponto de Táxi Especial
– Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março

As informações completas em https://prefeitura.rio/noticias/carnaval-prefeitura-divulga-o-esquema-operacional-para-os-desfiles-das-escolas-de-samba/.

Categoria:

  • 13 de fevereiro de 2024
  • Marcações: ações Carnaval 2024 desfiles Prefeitura do Rio Sambódromo Serviços