ENTRETENIMENTO

Servidores que atendem crianças e adolescentes recebem formação

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (30) a formação de profissionais da rede municipal que atuam em órgãos públicos no atendimento a crianças e adolescentes privados dos cuidados parentais.

A capacitação tem duração de 10 meses e será realizada pelo Neca (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente). O objetivo é formar os profissionais para a prevenção e qualificação do acolhimento de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e sob cuidados do Estado.

As aulas serão realizadas uma vez ao mês, divididas em duas turmas de 50 profissionais, que vão atuar como multiplicadores. Os grupos são compostos por representantes das políticas de assistência desenvolvidas pela Prefeitura, conselheiros tutelares, integrantes de organizações da sociedade e membros do Poder Judiciário.

Para a psicóloga Nicole Oliveira, a capacitação promove a integração e alinhamento entre todos os profissionais da rede. “É uma oportunidade de atualização dos técnicos que atuam na linha de frente, bem como de gestores das políticas públicas voltadas à garantia de direitos.”

O processo formativo promove a construção de debates, participação do grupo e reflexão crítica sobre as teorias e práticas que visam uma abordagem cada vez mais eficiente, além de reforçar o compromisso da administração municipal com o bem-estar e desenvolvimento integral da infância e juventude.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão