ENTRETENIMENTO

230 mudas de árvores nativas serão plantadas em APP do Rio Pirajibú-Mirim neste sábado (20) – Noticias

Por: Mariana Campos

Neste sábado (20), a partir das 9h, funcionários da empresa Lord farão o plantio de 230 mudas de árvores nativas em uma Área de Proteção Permanente (APP) do Rio Pirajibú-Mirim, localizada na Rua Treze, na esquina com a Rua Maria José Rodrigues Betti Albiero, no Jardim Nathália, na região do Éden. A ação ambiental é aberta a todos.

Realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a iniciativa encerra o Projeto Eco na cidade, programa socioambiental promovido pela empresa Lord, como uma grande ação, em família, para tornar o município um lugar ainda melhor de se viver.

O plantio também faz parte dos trabalhos da Sema, ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetada da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. A ação ambiental, ainda, vai ajudar a manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, dos córregos e dos rios.

Em todos os plantios, são priorizadas as espécies nativas da região, que constam na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo” (Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo), com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema.

Serão utilizadas diversas espécies de árvores nativas no plantio, como ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-verde, ipê-roxo-de-bola, ingá, pitanga, grumixama, paineira, entre outras. Uma equipe da Sema está providenciando toda a estrutura necessária no local do plantio, como o transporte e a seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, até a utilização de tutores e insumos. Já a Lord fará a abertura dos berços para o plantio.

Mais informações sobre plantios de árvores em Sorocaba podem ser obtidas junto à Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (15) 3219-2280.