ENTRETENIMENTO

PEVs registram alta na quantidade de materiais descartados

Rosi Masiero


Secretaria de Manutenção da Cidade

Uma das boas notícias de 2023 em São José dos Campos foi o aumento da quantidade de materiais descartados nos 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) disponibilizados pela Prefeitura à população. O óleo de cozinha foi o destaque das entregas, com 7.018 litros, um aumento de 49% na comparação com os 4.714 de 2022.

A mesma alta de 49% foi registrada em relação aos pneus –de 13.447 para 20.059—, enquanto o total de baterias entregues nos PEVs subiu de 14.149 para 16.929, um crescimento de 20%.

Também aumentaram os descartes de material de RCC Limpo (Resíduo de Construção civil), de 40.151 para 46.460 metros cúbicos. o que representa uma ampliação de 16%.

Já a tonelada de reciclado (papel e papelão) teve alta de de 5%, saltando de 200.923 toneladas para 211.624 toneladas. A entrega de vidro aumentou de 195.676 para 200.598 (ampliação de 2,5%) e os restos de poda, de 73.691 para 81.943 metros cúbicos (aumento de 11%).

Os itens menos descartados no ano passado foram lâmpadas, sofá, colchão, eletrônicos, gesso e amianto.

Segundo o engenheiro Daniel Barbosa, da empresa Vale Ambiental, que administra os PEVs , o aumento das quantidades descartadas é uma demonstração de consciência da população.

Ele acredita que contribuiu para o bom resultado o trabalho de divulgação deste serviço em várias regiões. “A educação ambiental, aliada à gratuidade, motiva as pessoas a querer uma cidade limpa e organizada”.

Entulhos

Mesmo com o resultado positivo de entregas nos PEVs, a Prefeitura tem que dispender, por ano, mais de R$ 4 milhões para realizar a retirada de entulhos jogados irregularmente em vários locais da cidade.

Mas ações têm sido adotadas para coibir o descarte irregular de entulhos, como ampliação da fiscalização, cobrança de multa de até R$26 mil em casos de descarte irregular e a instalação de placas proibindo esta prática.

Além de onerar os cofres públicos, o entulho jogado em qualquer lugar atrapalha a dinâmica de trabalho da Prefeitura, que segue um cronograma de atendimento à população.

Também acarreta desequilíbrio ambiental, contamina o lençol freático, causa enchentes e obstrução no passeio público e prolifera doenças.

Os PEVs

Os Pontos de Entrega Voluntária possuem local adequado para receber cada tipo de resíduo entregue por pequeno gerador (munícipe). O recebimento é gratuito. A quantidade deve ser equivalente ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou uma caçamba de um utilitário pequeno. 

O usuário deve colocar os resíduos devidamente separados nos recipientes do PEV, seguindo as orientações dos responsáveis pelo local.

Os Pontos de Entrega Voluntária funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e nos domingos e feriados, das 8h às 12h.

Confira os endereços no site da Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Manutenção da Cidade