ENTRETENIMENTO

Jovens entre 18 e 24 anos lideram saldo de empregos em São José

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que os jovens entre 18 e 24 anos lideram o saldo de empregos com carteira assinada em São José dos Campos quando analisada a faixa etária dos trabalhadores.

De janeiro a novembro de 2023, a cidade chegou a um saldo positivo de 10.127 postos de trabalho formais gerados na cidade. Desse total, 5.423 (53,5%), são jovens entre 18 e 24 anos, aponta o Caged.

Apesar da representação significativa dos jovens no mercado formal de trabalho em São José, a participação é menor se comparada ao Estado de São Paulo e do Brasil, onde a contratação de mão de obra nessa faixa etária supera a casa dos 60%.

Em São Paulo, do saldo de 551.172 empregos criados de janeiro a novembro do ano passado, 347.337 (63%) estão nessa faixa etária.

Considerando todo o país, os jovens entre 18 e 24 anos representaram 1,2 milhão (62,6%) do saldo total de 1,91 milhão de postos formais gerados nos primeiros 11 meses de 2023.

Qualificação

Segundo técnicos da área, a preferência pelos jovens no momento da contratação é normal pelo seu potencial laboral, principalmente em funções operacionais.

Por outro lado, o fato de São José ter número menores comparado ao Estado e ao Brasil, mostra que iniciativas como os cursos gratuitos para qualificação de mão de obra para inserção no mercado, como o Programa Qualifica São José, têm contribuído para contratação de pessoas com maior faixa etária.

Dados do próprio Caged apontam que a contratação de trabalhadores mais experientes se dá em setores mais estratégicos e em casos que se necessita de maior especialização.

Grau de instrução

Os dados do Caged também mostram que candidatos a uma vaga de emprego com curso médio completo ou superior têm muito mais chances de conseguir uma vaga.

Do saldo positivo de 10.127 postos formais gerados em São José nos primeiros 11 meses de 2023, 7.077 vagas (71,6%) foram preenchidas por pessoas com ensino médio completo.

Candidatos com ensino superior completo ou incompleto somam 1.128 vagas, cerca de 18% do total de contratados com carteira assinada.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico