ENTRETENIMENTO

Idosos celebram Dia de Reis com festa, alegria, música e dança

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cultura, emoção e alegria tomaram conta da Casa do Idoso Centro nesta sexta-feira (5) com a folia de reis. Tradicionalmente realizada nas unidades, a festa marcou o encerramento do ciclo de Natal e o fechamento do presépio.

A apresentação foi realizada pelo grupo Estrela de Belém, da região norte, que animou a turma com músicas típicas e orações.

A folia de reis é a celebração da história e o resgate das memórias para os idosos. Foi assim que Joana da Silva se sentiu ao participar da atividade. “Eu lembro quando era criança e viajava para Lorena, acordava com os foliões cantando na porta de casa. É muito bonito, é muita cultura.”

Para Lucineia Lopes, a folia de reis é uma tradição que não deve ser esquecida. “Muito feliz de terem trazido essa festa para a Casa do Idoso. Revivemos muitas situações da nossa vida, é muito interessante.

Cultura

A folia é celebrada anualmente, entre o Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro. No grupo formado por músicos, cantores e dançarinos, os foliões se vestem com trajes coloridos e carregam instrumentos musicais como violões, tambores, pandeiros e flautas.

O objetivo é recriar simbolicamente a jornada dos três Reis Magos em busca do local de nascimento de Cristo, representando a adoração ao menino Jesus. Durante a jornada, os foliões visitam casas, igrejas e comunidades, apresentando músicas e danças específicas da tradição, muitas vezes acompanhadas de cânticos e orações.

A folia de reis é uma celebração marcada pela mistura de elementos religiosos, folclóricos e culturais, desempenhando um papel importante na preservação das tradições locais e construção de laços comunitários.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão