ENTRETENIMENTO

17 mil jovens devem fazer o alistamento militar até junho

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

Começou em 2 de janeiro o período de alistamento militar obrigatório em todo o país. Todos os jovens nascidos em 2006, ou seja, que completam 18 anos em 2024, deverão se alistar até o dia 30 de junho.

A expectativa é que aproximadamente 17 mil jovens façam o alistamento em São José dos Campos.

O alistamento pode ser feito de forma simples e rápida, on-line, preenchendo o formulário eletrônico no site do Exército Brasileiro ou presencialmente na Junta Militar de São José dos Campos (Rua Saigiro Nakamura, 500, na Vila Industrial – na região leste), das 9h às 15h.

Aqueles que optarem pelo alistamento presencial, deverão apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço de São José dos Campos em seu nome ou de seus pais ou responsáveis.

Vale destacar que os nascidos em 2006, que fizerem o alistamento até 30 de junho, concorrerão à seleção no 2º semestre de 2024, podendo servir em 2025 ou ser dispensado.

Orientações

O serviço militar é obrigatório e, em São José dos Campos, o Tiro de Guerra forma soldados reservistas, por meio do curso de atiradores, cuja formação acontece em 9 meses (jovens são incorporados em março e concluem o curso em novembro).

O jovem que não fizer o alistamento paga multa e pode perder diversos benefícios e acesso a serviços, como não poder ingressar como funcionário em instituições ou empresas, ficar impedido de obter ou renovar seu passaporte e não poder se inscrever em concursos públicos.

Aqueles que não fizeram o alistamento no período regular (no ano em que completou 18 anos), devem procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Para isso, além dos documentos é obrigatório levar também o comprovante de endereço atualizado.

Serviços prestados

O órgão é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e presta serviços administrativos ao Exército Brasileiro. A Junta tem como funções o alistamento militar, emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e regularização da situação militar.

A instituição presta outros serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação de serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferencialmente e transferência de Forças Armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.

Junta de Serviço Militar

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 500, na Vila Industrial, região leste


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão