ENTRETENIMENTO

Prefeitura realiza ação de cidadania com população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ e de Igualdade Racial, entregou, nesta quarta-feira (20), cestas básicas para a população LGBTQIA + em situação de vulnerabilidade social. O evento aconteceu na Casa Amarela, no Centro da Capital, e contou com a participação do vice-prefeito Leo Bezerra.  

O grupo participou de uma roda de diálogo sobre a campanha ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As orientações foram repassadas pelo educador da OSC Cordel Vida, Miro Araújo, que é conselheiro municipal de saúde de João Pessoa. Na ocasião, também foram realizados testes e encaminhamentos de saúde.  

“O trabalho realizado pela Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ é primordial para conscientizar os cidadãos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de doenças nas populações LGBTQIA + em situação de vulnerabilidade social”, comentou Leo Bezerra.  

As atividades foram encerradas com uma apresentação cultural conduzida pelo chefe da Divisão de Artes Cênicas da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Márcio Bacellar.  

Serviço – Durante todo o ano, a Rede Municipal de Saúde oferece à população atendimento voltado às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), desde a disponibilização de testes rápidos e distribuição de preservativos nas USFs até o acompanhamento com especialistas no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).   

Para ter acesso ao atendimento especializado, as pessoas devem se dirigir ao serviço, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe (Avenida Alberto de Brito, nº 411, Jaguaribe). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira, e o telefone para contato é 3213-7592.   

Para tirar dúvidas relacionadas às ISTs, a população pode ligar para o número (83) 98123-2949. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Se o usuário preferir, pode manter a identidade em sigilo durante a ligação.