Depois de dois anos de pandemia, o evento está de volta à cidade do Rio – Divulgação
A Prefeitura do Rio estará presente na 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+, que será realizada neste domingo (27/11), a partir das 15h, na Orla de Copacabana. Depois de dois anos de pandemia, o evento voltará à cidade, que é um destino turístico que acolhe a diversidade. As secretarias vão garantir a infraestrutura no local, distribuir preservativos e informativos e promover campanhas de combate à discriminação e de prevenção à transmissão de Infeções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Este ano, uma novidade: o público presente vai ter o perfil traçado pela Riotur, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDs), depois de 6 anos sem um levantamento do tipo. Uma equipe formada por 20 pesquisadores e um supervisor estará na área de concentração do evento, no Posto 5, a partir das 10h, para a realização de 500 entrevistas.
Carlos Tufvesson, da Coordenadoria de Promoção da Diversidade Sexual (CEDS), reafirmou a importância do evento para a população LGBTQIAP+:
– Esta edição é especialmente importante e marca uma retomada de ações importantes para pessoas LGBTQIA+. Este ano conseguimos já retomar a nossa campanha de prevenção durante o Carnaval e, ao longo do ano, fomos desenvolvendo vários projetos, como cursos profissionalizantes por meio de parcerias, formação educacional junto com a Secretaria de Educação, campanhas de combate ao preconceito, entre outras ações – explicou o coordenador.
Veja abaixo as atuações de cada órgão municipal envolvida na 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+
Coordenadoria de Diversidade Sexual
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS) estará presente no local entre 8h e 15h, com uma tenda na Praia de Copacabana prestando atendimento aos cidadãos, esclarecimentos sobre assuntos relacionados ao tema, que podem ir desde orientações sobre atendimento jurídico e psicossocial até distribuição de informativos sobre campanhas de combate à discriminação. Representantes do projeto Garupa, que atua na garantia de acesso à saúde e proteção social de travestis e transexuais do Rio, também estarão no local, dando informações a quem tiver interesse no projeto.
Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde (SMS) fornecerá informação sobre PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e distribuirá preservativos, além de materiais alertando sobre os riscos do tabagismo e infecções sexualmente transmissiveis. As atividades acontecem na tenda armada em frente ao Posto 5, das 8h às 15h, com a participação de profissionais de saúde que estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas. Este espaço também será compartilhado pela CEDS, cuja equipe estará trabalhando em parceria com a SMS no atendimento aos cidadãos.
Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal
A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vai contar com emprego de 392 agentes, sendo 334 guardas municipais e 58 fiscais da secretaria. As equipes vão atuar no ordenamento urbano e do trânsito, visando promover um ambiente seguro para a manifestação. A operação terá início a partir das 7h e a previsão é que o evento comece às 9h.
As equipes da GM-Rio estarão presentes em pontos estratégicos em toda a extensão da Av. Atlântica, operando a barreiras viárias e também dando suporte ao público em geral. Ao todo, serão 56 postos de atuação, incluindo também a faixa de areia e as estações de metrô Arcoverde e Siqueira Campos.
Nas estações de metrô, o patrulhamento preventivo será realizado pelas equipes do Grupamento de Operações com Cães, que permitirá uma resposta mais rápida e contundente em situações emergenciais. Na faixa de areia da praia haverá cinco tendas distribuídas ao longo da orla. Serão utilizados ainda 56 viaturas, 225 pistolas de eletrochoque e 160 rádios HTs para comunicação entre o efetivo.
A Seop vai atuar com 58 agentes da Subsecretaria de Operações, Rio+Seguro, Coordenadoria de Controle Urbano e Gerência de Fiscalização de Estacionamento e Reboques. Serão utilizados oito reboques no sábado (26/11) e 10 reboques no domingo (2711). Já a Coordenadoria de Controle Urbano atuará com dois caminhões baú para auxiliar na remoção das mercadorias irregulares.
Centro de Operações Rio
O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar o impacto do evento na cidade e realizar a integração entre órgãos, como CET-RIO e a Guarda Municipal, caso sejam necessárias intervenções. Cerca de 30 órgãos – secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos – estão integrados no COR para monitorar, com auxílio de imagens de câmeras, a operação da cidade e minimizar impactos de grande eventos na rotina do cidadão. Durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana, mais de 500 profissionais se revezam em diferentes turnos no monitoramento do município.
Comlurb
A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, em Copacabana, no próximo domingo (27/11), com início previsto para às 14h. Serão 384 e 53 agentes de limpeza urbana divididos em três turnos, desde as 7h de domingo até as 6h de segunda-feira. O trabalho consiste na limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e dos 600 contêineres colocados em toda orla do bairro.
Os garis atuarão na pista, na ciclovia, no calçadão e nas areias, antes, durante e após o evento. As equipes operacionais contarão com apoio de cinco caminhões compactadores, dois caminhões basculantes, quatro satélites e 12 veículos para lavagem das vias, com água de reuso. Além disso, duas varredeiras de médio porte e oito de grande porte vão auxiliar na varrição mecanizada, sendo duas pela manhã, na manutenção da área para a Parada, quatro que vão acompanhar o fim do desfile e mais duas que vão atuar durante a madrugada de segunda-feira, fechando a operação. A limpeza da areia vai contar com quatro tratores e dois implementos traseiros para peneirar a areia. A Companhia dará destinação final aos resíduos coletados, que serão levados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica.
Riotur
Um colorido especial vai tomar conta da orla de Copacabana neste domingo. Reunido para fomentar o respeito às diferenças e o amor, o público presente vai ter o perfil traçado pela Riotur, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDs), depois de 6 anos sem um levantamento do tipo.
Uma equipe formada por 20 pesquisadores e um supervisor estará na área de concentração do evento, no Posto 5, a partir das 10h, para a realização de 500 entrevistas. O questionário aborda as questões sobre orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, renda familiar, local de origem, entre outros. Também serão avaliados, por meio da pesquisa, assuntos relevantes para a cidade como limpeza urbana, segurança pública, diversão noturna e transporte urbano.
A pesquisa também tem o objetivo conhecer o público da Parada independente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
– A Parada de Orgulho LGBTQIAP+ do Rio é um evento para todos os cidadãos e cidadãs e nossa última pesquisa já mostrava esse dado – disse o coordenador Carlos Tufvesson.
A Riotur estará com três Centros de Atendimento aos Turistas (CIATs) à disposição dos turistas e do público em geral para dar informações sobre a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e da Cidade Maravilhosa. Os postos dos CIATs em Copacabana, Urca e na Rodoviária Novo Rio funcionarão no sábado (26/11) e no domingo (27/11), das 9h às 17h. No local, estão disponibilizados o Mapa Turístico Oficial da cidade com informações sobre os diversos pontos turísticos do Rio.
Serviço dos CIATs (26 e 27/11)
Das 9h às 17h Copacabana – Avenida Princesa Isabel, 183 Urca – Praça General Tibúrcio (em frente à estação do Bondinho do Pão de Açúcar) Rodoviária Novo Rio – Avenida Francisco Bicalho, 1 – Santo Cristo
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE)
A Prefeitura do Rio também levará a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) à 27ª. Parada de Orgulho LGBTQIAP+. Tendo em vista o aumento de demanda por diversidade, uma tenda do Emprega Rio será montada das 10 às 16h, em frente ao Hotel Emiliano, na Praia de Copacabana, para cadastro dos interessados em vagas de emprego nas empresas parceiras da Prefeitura. Haverá também divulgação das capacitações como as do Instituto PROA com 6 mil vagas abertas para o Rio de Janeiro até o dia 12 de dezembro e as do Geração Crescer, projeto de qualificação profissional criado pelo Instituto Crescer com apoio da Microsoft, do Itaú Unibanco e do Itaú Viver Mais, que oferece cursos 100% gratuitos.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Orla de Copacabana Parada de Orgulho LGBTQIAP+ Prefeitura do Rio
Notícias
Ilha do Governador recebe quatro ecopontos da Comlurb nesta sexta-feira
24 de novembro de 2022
Rua Barão de São Francisco, em Vila Isabel, tem trecho bloqueado após afundamento de pista
24 de novembro de 2022
Primeiro caminhão a gás natural da Comlurb começa a ser usado na coleta domiciliar
24 de novembro de 2022
CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense no domingo
24 de novembro de 2022
Prefeitura inaugura Casa da Juventude da Providência com ofertas de diversos cursos para moradores da primeira favela do Brasil
24 de novembro de 2022