Iniciativa inédita busca humanizar atendimento a pacientes autistas em unidades de urgência e emergência – CGNotícias

Em um passo pioneiro no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) lança, durante a Semana de Conscientização do Autismo, um projeto inovador dedicado à melhoria e humanização do atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de urgência e emergência. A iniciativa será implementada inicialmente nas UPAS Universitário e Coronel Antonino, com planos de expansão para as demais unidades de urgência.

A partir desta quarta-feira (03), será iniciado um trabalho de sensibilização nestas unidades, complementado pela distribuição de materiais educativos, visando orientar a equipe e os usuários para as nuances do atendimento a essa parcela da população. O objetivo é assegurar que o paciente ou seu acompanhante tenha prioridade em toda a linha de cuidado nas unidades de urgência e emergência. Para garantir o atendimento prioritário, será solicitada a apresentação do cordão de quebra-cabeça ou da carteira de identificação da pessoa com TEA, por parte do paciente ou seus cuidadores.

As UPAS Universitário e Coronel Antonino foram escolhidas para receber o projeto neste primeiro momento por estarem localizadas em regiões estratégicas e possuírem atendimento adulto e infantil 24h todos os dias da semana. Essas unidades estão preparadas para atender às demandas espontâneas de pacientes e regulação via bombeiro e SAMU, para atendimento ao paciente com TEA.

Inovações como consultórios sensoriais adaptados e salas de estabilização para crises sensoriais são parte do esforço para tornar o ambiente mais acolhedor para os pacientes com TEA, evidenciando a importância de um atendimento mais humanizado, que reconheça e respeite as particularidades de cada indivíduo. Estas estruturas deverão ser implementadas nos próximos meses.

A Sesau está também capacitando profissionais em toda a rede de saúde sobre o Plano de Atendimento à Pessoa com TEA, estabelecendo diretrizes claras e protocolos específicos para a assistência desses pacientes, reafirmando o compromisso com um atendimento que prioriza o bem-estar e a inclusão.

TEA

O autismo influencia a capacidade de comunicação e interação social de crianças e adultos, tornando essencial um ambiente de atendimento que minimize estímulos sensoriais avassaladores e proporcione um suporte adaptado às suas necessidades. Este projeto representa um marco na evolução dos cuidados de saúde, destacando a importância de um olhar atento e humanizado na assistência médica, que pode fazer toda a diferença na vida dessas pessoas e de suas famílias.

O atendimento ao TEA inicia-se na Atenção Primária, seguindo para a Atenção Especializada conforme a necessidade, através de centros de reabilitação especializados ou Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), garantindo um suporte integral e multifacetado ao desenvolvimento e bem-estar do paciente com TEA.

#pratodosverem A imagem de capa que ilustra a matéria mostra a recepção de uma unidade de saúde.