ENTRETENIMENTO

Centros de saúde de Ramos e Jardim América são revitalizados – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten – Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) inaugurou nesta segunda-feira (01/04) a reforma completa do Centro Municipal de Saúde (CMS) Maria Cristina Roma Paugartten, em Ramos, e o novo centro de reabilitação do CMS Nagib Jorge Farah, no Jardim América, na Zona Norte da cidade. A revitalização da unidade de Atenção Primária de Ramos abrange todos os consultórios médicos e de enfermaria, salas de acolhimento e de odontologia. O CMS agora tem novas redes elétrica e hidráulica, climatização geral e total renovação dos espaços internos de atendimento e circulação.

O Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah passa a oferecer um serviço especializado em reabilitação, climatizado, com equipamentos de primeira linha e capacidade para atender 500 pessoas por mês – possibilitando a redução da fila de pacientes de fisioterapia no Sistema de Regulação (Sisreg). Na mesma unidade, a Prefeitura do Rio entrega, também nesta segunda-feira, a reforma dos consultórios de saúde bucal, que ganharam novas cadeiras odontológicas, e tiveram trocadas as redes elétrica e de tratamento de esgoto.

– O carioca merece unidades de saúde com instalações modernas, bem equipadas e com serviços de qualidade. Infelizmente, nossas unidades passaram por um período de abandono e ficaram bastante deterioradas, mas aos poucos, desde o início da gestão, estamos recuperando nossa rede, tanto no que diz respeito às condições físicas dos prédios quanto à composição das equipes. Hoje entregamos essas unidades revitalizadas e um novo centro de reabilitação, que vai aumentar a oferta do Sisreg e trazer esse serviço especializado para mais perto dos moradores da região do Jardim América – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Nas unidades de Ramos e do Jardim América, os pacientes continuam encontrando atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

O Centro Municipal de Saúde Maria Cristina Roma Paugartten – que conta com nove equipes de saúde da família e três de saúde bucal – fica na Rua Joaquim Gomes, s/n – Ramos; o CMS Nagib Jorge Farah funciona na Praça Michael Cheib, s/n – Jardim América, com 12 equipes de saúde da família e três de saúde bucal.

A rede municipal de saúde do Rio de Janeiro tem 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) distribuídas por toda a cidade, abrindo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O centro de reabilitação do CMS Nagib Jorge Farah atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Categoria:

  • 1 de abril de 2024
  • Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde