ENTRETENIMENTO

recepção de novos alunos da UEMS acontece até sexta-feira – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza entre esta terça-feira (2) e sexta (5) as atividades do Programa de Inclusão do Calouro, o chamado Proinca, com foco na recepção de calouros de 2024. As atividades serão simultâneas, a partir da abertura do evento nas unidades de Dourados (dia 2) e de Campo Grande (dia 3) e demais unidades universitárias.

O programa tem a intenção de informar e orientar os estudantes que ingressam na vida acadêmica. De acordo com o pró-reitor da Proafe, Diógenes Cariaga, “para este ano a sugestão é que trabalhemos a construção de uma universidade mais inclusiva e plural sob o título de ‘UEMS: mais inclusão e diversidade’, que se expresse em uma programação mais plural dividida em palestra, oficinas, minicursos, rodas de conversas, performances artísticas e culturais promovidas por coletivos estudantis, docentes, grupos e centros de pesquisa no período de realização do Proinca”.

A conferência de abertura terá como tema ‘UEMS: mais inclusão e diversidade’ e será conduzida por Geni Nuñez, escritora, psicóloga, mestre e doutora pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A conferencista é autora do livro ‘Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar’. A ação terá transmissão simultânea pelo canal da Proafe, no YouTube.

A ação universitária de recebimento e acolhimento de calouros e calouras em um novo ano letivo é de extrema importância, pois proporciona a integração e ambientação dos novos estudantes na comunidade acadêmica.

Esse evento é uma oportunidade para transmitir informações essenciais sobre a universidade, como estrutura física, serviços oferecidos, normas e regulamentos, além de estabelecer vínculos com os veteranos e a equipe acadêmica.

Importância do Acolhimento

Ao potencializar a sensação de pertencimento dos discentes na universidade, a ação de recebimento e acolhimento contribui para a construção de uma relação mais próxima e colaborativa entre estudantes, professores e funcionários.

Isso estimula a participação ativa dos calouros e calouras em atividades acadêmicas, culturais e esportivas, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento à instituição.

Além disso, ações de acolhimento bem planejadas e executadas podem impactar positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes, reduzindo a evasão e promovendo a permanência e o sucesso na universidade.

Através de informações claras, suporte emocional e orientação adequada, os calouros se sentem mais confiantes e motivados a enfrentar os desafios do ambiente acadêmico.

Portanto, investir em ações de recebimento e acolhimento dos calouros e calouras é fundamental para promover um ambiente universitário acolhedor, inclusivo e estimulante, onde todos os estudantes se sintam parte de uma comunidade educacional comprometida com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

Oficinas

Serão ofertadas diversas oficinas aos discentes da UEMS, os quais devem se inscrever para participar, via plataforma Sympla. Confira os links:

Oficina de Grafismo Corporal
>> https://www.sympla.com.br/oficina-de-grafismo-corporal__2392417 

Oficina de Xadrez
>> https://www.sympla.com.br/oficina-de-xadrez__2392369 

Oficina de Slam
>> https://www.sympla.com.br/oficina-de-slam__2392405 

Oficina de Contação de História
>> https://www.sympla.com.br/oficina-de-contacao-de-historia__2391421 
 
Oficina de Comunicação Digital
>> https://www.sympla.com.br/oficina-de-comunicacao-do-zero-a-influencia-digital__2392985 

Da Programação

Devido à natureza multicampi da UEMS, a abertura do Proinca ocorrerá na unidade de Dourados e, posteriormente, nas demais unidades universitárias.

Em Dourados, sede administrativa da instituição, haverá envolvimento de toda a comunidade universitária em diversas ações, com tendas com feiras de artesanato, brechós, atendimento das atléticas e do DCE, biblioteca, curso de Enfermagem com vacinação contra a dengue e aferição de pressão arterial.

  • 2 de Abril – Dourados (Abertura Oficial);
  • 3 de Abril  – Campo Grande, Mundo Novo, Ponta Porã, Maracaju e Cassilândia;
  • 4 de Abril  – Aquidauana, Naviraí, Glória de Dourados, Ivinhema e Jardim ;
  • 5 de Abril – Nova Andradina, Coxim, Amambai e Paranaíba;

Comunicação UEMS