ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Casa de Saúde Santa Fé disponibiliza leitos exclusivos para pacientes com dengue tipo C

A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), em Três Corações, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de disponibilizar dez leitos para atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com dengue clássica do grupo C, que exige internação devido à sua gravidade. Os pacientes são encaminhados pela prefeitura, após triagem feita na atenção primária.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 26/3, a cidade já conta com quase 2 mil casos notificados da doença. 

“Após situação de emergência em saúde pública decretada pelo nosso município, no último dia 21, criamos os fluxos de acordo com os protocolos da Fhemig, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando, mais uma vez, a capacidade da Fundação em se adaptar rapidamente e atender às demandas emergenciais de saúde nos locais onde as suas unidades assistenciais estão localizadas”, afirma a diretora da CSSFé, Claudete Bernardo Basaglia. 

A gerente assistencial da unidade, Lidiane Faria Vazi, explica que os usuários vêm encaminhados pela prefeitura.

“O paciente dá entrada no posto de hidratação disponibilizado pelo município, onde é realizado o hemograma e o teste NS1 (teste rápido para confirmação da doença) e iniciada a hidratação. Em casos de piora dos sintomas, necessitando de internação, os pacientes – do grupo B, com alguma comorbidade, e do grupo C, com sinais de alerta – são encaminhados para internação aqui na casa de saúde”, afirma Lidiane.

Segundo a gerente, são internações de curto período, com duração média de três dias, nos quais são seguidos todos os protocolos exigidos pela Fhemig e pelo Ministério da Saúde para acompanhamento e alta dos pacientes.

“Em casos de alta melhorada, o paciente é contrarreferenciado para o município e, em casos de piora clínica, ele é encaminhado para o Hospital São Sebastião, que serve de retaguarda na cidade”, completa. 

Com relação à utilização das novas bases, a diretora Claudete Basaglia informa que, dos dez leitos, oito já estão sendo ocupados. “Nos sentimos honrados em poder ajudar as pessoas que estão precisando de atendimento”, conclui Claudete.