Domingo de Ramos é celebrado com procissão e missa em Campo Grande – CGNotícias

A programação da Páscoa da Família começou neste domingo (24), logo pela manhã, com a abertura da Semana Santa no Espaço Cultural Vila Morena. Nem mesmo a leve chuva e o tempo ameno, afastaram os fieis que se reuniram no Santuário da Nossa Senhora da Abadia para a benção dos ramos, que representam a chegada de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua crucificação e ressurreição.

Na sequência, os fieis saíram do Santuário em procissão pela Avenida Afonso Pena até a cidade da Páscoa para a celebração da missa do Domingo de Ramos. A solenidade foi comandada pelo padre Paulo Vital, que destacou que essa é a semana mais importante para os católicos.

“O Domingo de Ramos é o momento de relembrar tudo o que vamos celebrar nesta semana que faz parte da nossa fé. Reconhecer Jesus como aquele que é filho de Deus encarnado que veio ao mundo para nos amar e revelar o amor de Deus até às últimas consequências”, salientou o padre.

Para a empresária Dilene Moreira, o Domingo de Ramos serve para lembrar os cristãos da importância da humildade e da simplicidade. “Essas foram as características vividas por Jesus ao entrar em Jerusalém montado em um jumento, um contraste com as ostentações do mundo. É um convite para que os fieis sigam o exemplo de simplicidade e serviço aos outros”, afirmou a empresária.

Na homilia da Santa Missa, o padre pontuou que esse período da quaresma é um momento de reflexão e mudança, onde os fieis são convidados a reviver os momentos cruciais da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Quando Jesus clama a Deus perguntando ‘por que me abandonastes?’, só podemos entender essa frase quando Jesus está alí [na cruz] em nosso lugar. O sentimento de abandono é nosso, é o ser humano que a partir do momento em que peca, sente-se abandonado por Deus pois deixou de cumprir os mandamentos. O período da quaresma nos ajuda a refletir o quanto nós estamos longe de Deus e o quanto precisamos mudar para nos aproximarmos dele”, frisou Vital.

A corretora de imóveis, Gyzelia Reis, reiterou que a Páscoa é muito mais do que a tradição de presentear com chocolate. “Apenas no Domingo de Ramos é lida a passagem do Evangelho que narra a paixão de Cristo. Hoje para nós católicos, é um dia importante porque conta toda a trajetória que Jesus sofreu para nos salvar, é um momento de reflexão, perdão, reconciliação e muito amor”, disse.

Programação

A programação da Páscoa da Família continua retorna às 17h30 com a abertura do espaço, seguindo com as atividades diárias, como city tour, pintura facial e caça aos ovos, Santa Ceia, show musical e Parada da Páscoa.