ENTRETENIMENTO

Etecs e Fatecs de SP realizam ações de combate à dengue

O questionário avalia os conhecimentos do participante sobre o mosquito transmissor da dengue

As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) se unem à população na campanha de prevenção à dengue. As ações centralizadas preveem debates em sala de aula, ações de limpeza regulares nas unidades de ensino e material de apoio elaborado pela Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, com cartaz e guia de orientação sobre o tema.

Além dessas iniciativas, cada unidade tem liberdade para criar ações locais de conscientização de funcionários, professores, estudantes e familiares.

Gincana da Etec Bento Quirino

Entre os dias 25 e 28 de março, a Etec Bento Quirino, de Campinas, sedia a quarta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma). Entre as ações, a Gincana contra a Dengue prevê oito provas para envolver a comunidade acadêmica.

As provas incluem a eleição de uma mascote, concurso de fotografias e de cartazes, produção de uma armadilha coletora de mosquitos, criação de uma paródia e de um quiz com informações sobre a dengue, bem como um desfile de roupas feitas com materiais recicláveis.

Antes da definição dos vencedores, que será anunciada no dia 28 à tarde, a unidade passa pelo Mutirão Bentão, que irá buscar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. 

Arte reciclada na Etec de Jacareí

Na Etec Cônego José Bento, de Jacareí, as ações de conscientizações dos estudantes incluem vídeos, podcasts, jogos e até uma peça teatral. Aproveitando materiais que poderiam empoçar água e virar criadouros do mosquito Aedes Aegyptios alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente se dividiram entre elenco e roteiristas do espetáculo ‘Todos contra a Dengue’, apresentado para estudantes e professores.

A unidade também recebeu a visita de agentes da Vigilância Sanitária, que avaliou os possíveis criadouros e palestrou sobre estado de emergência local e regional, comportamento do mosquito, formas de prevenção, sintomas, consequências e tratamento contra a dengue.