ENTRETENIMENTO

Programa “HumanizAção” realiza 720 encaminhamentos a pessoas em situação de rua no mês de fevereiro – Noticias

Por: Luís Gustavo Adabro

As equipes do programa municipal “HumanizAção”, desde 2021, atuam na cidade, 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua. Em fevereiro de 2024, o programa realizou 723 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, o que gerou 720 oportunidades de acolhimento, sendo 661 deles destinadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS), 51 para o Centro de Triagem e oito para a rede socioassistencial e residências terapêuticas.

Ao aceitar o acolhimento no SOS, a pessoa tem à disposição, no local, diariamente, alimentação saudável, banho, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde.

Além disso, somente em fevereiro, 220 pessoas conseguiram o retorno ao lar, com o apoio do programa municipal. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta segunda-feira (11), as equipes do programa municipal realizaram 63 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que 23 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Rua Pombal Ruggeri, Avenida Itavuvu, Rua Amadeu Bataglini, Rua Antônio Scudeler Sobrinho, Avenida Moreira Cesar, Rua da Penha, Rua Orlando Bismara, Praça Karen Cristina Tamiozzo, Praça Mãe Preta, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Rua Tadashi Tsujino, Praça Carmela Fernandes Alarcon, Avenida Pereira da Silva, Rua Bolívia, Rua Barão de Piratininga, Avenida Gen. Carneiro, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Xavier de Toledo, Largo do Divino, Praça Pedro de Toledo, Rua Comendador Oetterer e imediações da Rodoviária.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).