ENTRETENIMENTO

Educamob intensifica ações no entorno de escolas e Linha Verde

Celso Gomes


Secretaria de Mobilidade Urbana

A campanha permanente “Trânsito de Respeito” da Prefeitura de São José dos Campos está intensificando suas ações de conscientização de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre a importância de respeitar as leis para que a mobilidade ocorra de forma eficaz e em segurança.

Desde o início deste ano, já foram mais de 170 operações, entre ações no entorno das escolas (municipais, estaduais e particulares, sem distinção), abordagens em ciclovias e faixas de pedestres, além de blitz da lei seca em parceria com as forças de segurança do programa São José Unida e a participação do Educamob – que é o núcleo de educação para o trânsito da Prefeitura – em palestras e eventos.

As ações acontecem em todas as regiões da cidade e o parâmetro são as próprias solicitações da população por meio do Canal 156, tanto por ligação telefônica quanto demandas cadastradas via aplicativo 156 SJCampos, bem como as situações flagradas pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

Programação
Nesta quarta-feira (28), a partir das 18h30 haverá Operação Linha Verde, próximo a Estação Jd. Satélite. Os agentes de mobilidade estarão orientando e fiscalizando não só os condutores de motos e carros que acessam o corredor exclusivo do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) como também ciclistas e pedestres.

Na quinta (29), haverá ação pedestres na Avenida Cidade Jardim, na região sul, às 8h, e na Avenida Audemo Veneziani, na região norte, às 14h; área escolar segura na Rua Pedra do Sol, na região leste, às 12h e na Emei Cassiano Ricardo, nas ruas do entorno do Parque Santos Dumont, às 17h.

Lei Seca
Em relação às ações da lei Seca, somente neste mês de fevereiro já foram realizadas 6 blitze educativas, especialmente aos finais de semana, com a parceria da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar), realizando testes com etilômetro e reforçando junto às pessoas a importância de não ingerir bebidas alcoólicas quando forem dirigir, estimulando um trânsito mais seguro.

Se constatado uso de álcool, o condutor perde o direito de dirigir por um ano e vai receber uma multa de R$ 2.934,70. Dirigir sob efeito de álcool é considerado crime.

Motoristas são abordados pelos agentes de mobilidade durante orientação no entorno das escolas


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana