Reforma vai garantir mais acessibilidade aos usuários do Centro de Convivência Botafogo – CGNotícias

O Centro de Convivência “Leila Jallad Dias” (Botafogo) vai passar por uma reforma total garantindo mais acessibilidade e promovendo uma readequação da unidade, para atender os usuários da região, que ganharão um espaço mais acolhedor e moderno. O anúncio da contratação de uma empresa especializada para a execução da reforma e a readequação do Centro de Convivência foi feito nesta terça-feira (27). O espaço irá ganhar novas instalações hidrossanitárias e elétricas, pintura, revestimentos, ambientes reformulados, banheiros adaptados, quadra de esportes e sistema moderno de prevenção e combate a incêndios.

A obra, orçada em R$ 242 mil, será executada pela Prefeitura por meio das secretarias de Assistência Social (SAS) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), com o objetivo de atender a população da região do Bairro Pioneiros.

“A iniciativa de reforma e readequação do Centro de Convivência ‘Leila Jallad Dias’ vai promover o bem-estar e a inclusão social em nossa comunidade. Por meio da parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Infraestrutura e Serviços Públicos, a administração pública está empenhada em proporcionar um espaço mais acessível e moderno para os moradores da região do Bairro Pioneiros. Esta obra representa mais um passo em direção ao fortalecimento dos serviços públicos e à melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos”, justificou a prefeita Adriane Lopes.

O coordenador do CC Botafogo, Ivaldo Leôncio disse que a revitalização do espaço vai proporcionar melhor infraestrutura de trabalho aos servidores e aos serviços ofertados aos usuários. “Toda a região será beneficiada com essas melhorias. Estamos muito felizes com a valorização do trabalho realizado pela unidade”, pontuou.

O secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes, também destacou o trabalho e empenho das equipes que atuam nos equipamentos da SAS e ressaltou que as revitalizações incentivam a participação da população e a busca pelas unidades. “O trabalho realizado nas unidades da SAS tem o objetivo de estimular e orientar seus usuários na construção e reconstrução de suas histórias de vida de forma preventiva e proativa, estimulando o desenvolvimento de capacidades e potencialidades emancipatórias”, disse.

Para a líder comunitária Juscilene da Silva, a obra poderá ampliar a oferta de vagas, incluindo os jovens no Serviço de Convivência da unidade. “A reforma será de grande valia porque poderemos abrir um espaço maior, onde todos poderão ter um acolhimento melhor. A reforma da quadra também vai dar oportunidade para a realização de palestras e atividades físicas”, afirmou.

O espaço

O CC Botafogo é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vinculado a SAS e referenciado ao Cras Canguru. A unidade oferece serviço por meio de grupos, complementando o trabalho social com famílias e prevenindo ocorrências de situação de risco social, além de proporcionar espaço de convivência diário por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atualmente atende 40 crianças e 20 idosos com atividades recreativas, físicas e socioeducativas.

Revitalizações

Desde o ano passado, as revitalizações em unidades da SAS já contemplaram mais de 300 usuários. Com espaços renovados e ampliados, além de reparos nas redes de elétrica, hidráulica, manutenção em quadras e pinturas novas, os Cras Moema, Jardim Aeroporto e Nossa Senhora Aparecida se transformaram em espaços mais acolhedores, atraindo, inclusive, mais usuários às unidades. No Cras Moema, por exemplo, o ginásio poliesportivo foi totalmente reformado, garantindo aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade, mais um espaço para a prática de atividades esportivas e recreação.

Também no Cras Aeroporto o ginásio foi totalmente revitalizado e recebeu um projeto inédito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que montou no espaço uma academia de musculação completa, com 12 aparelhos de ginástica.

Além dos Cras, a Central de Processamento de Alimentos (CPA) também passou por uma repaginação e ganhou nova nomenclatura. Rebatizada de Central de Segurança Alimentar e Nutricional, a unidade, que oferta serviços de inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, está ampliando, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), a oferta de produtos para a população em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela rede socioassistencial.