Em ação no bairro Aero Rancho, Funsat encaminha mais de 100 pessoas para o mercado de trabalho – CGNotícias

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou nesta quinta-feira (22), no Jardim Aero Rancho, a 1ª edição do Emprega CG no Seu Bairro, programa itinerante que leva atendimento às sete Regiões Urbanas de Campo Grande. Em parceria com 12 empresas, a ação aconteceu na UBS Dr. Sebastião Eloy Pereira (Aero Rancho), sendo contabilizados 122 atendimentos/encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Nesta 1ª edição do Emprega CG no seu Bairro, foram ofertadas 238 vagas em diferentes áreas e funções, além das oportunidades cadastradas no sistema da Funsat (mais de 2 mil).

Mariusa Macedo da Silva, 54 anos, ficou sabendo da ação pelo telejornal e viu uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Estou interessada em uma vaga para trabalhar perto de casa”, explica Mariusa, que está desempregada há seis meses e se candidatou para a função de atendente de padaria, que não exige experiência do trabalhador. “Agora eu vou no mercado, conversar com o gerente”, comemora a moradora do Jardim Monte Alegre, que fica nas proximidades do Aero Rancho.

Segundo ela, a ação da Prefeitura Municipal é uma oportunidade para quem precisa trabalhar e mora em bairros distantes da área central. “Muitas pessoas não encontram emprego na região. Eu prefiro trabalhar perto de casa e não ter que pegar tantos ônibus. É muito cansativo. Se der certo aqui, vai ser bem melhor”.

Desempregado há nove meses, Odenir da Silva, 59 anos, tem décadas de experiência como motorista e se interessou por uma vaga na sua área de atuação. “O atendimento aqui foi muito bom. Tenho experiência com vários tipos de caminhões, então a expectativa é grande. Vou aguardar a ligação da empresa nos próximos dias para eu fazer uma entrevista lá, e quem sabe o teste”.

Parceiros ofereceram vagas em diferentes áreas e funções

A ação desta quinta-feira contou com a parceria de: Atacadão, Supermercados Trazzi, Supermercados São João, Cunha Materiais para Construção, MK Materiais para Construção, Valdir Materiais para Construção, JBS Frigoboi, JBS Couros, Supermercados Portoalegrense, BC2 Grupo GPS, Expresso Nepomuceno e Solurb.

Coordenadora da equipe de Educação Ambiental da Solurb, Mara Calvis, conta que a concessionária – responsável pela gestão da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município – é parceria da Prefeitura de Campo Grande desde o início das ações itinerantes. “Nós estamos presentes sempre que tem ação das secretarias municipais. Achamos importante o apoio e a mensagem que a Prefeitura leva para a população. Toda residência gera resíduos, condomínios, escolas, e nós atendemos a todos. Hoje temos vagas para coletor, varredor, servente de aterro, ajudante geral e motorista”, cita Mara, lembrando que a maioria das vagas não exige experiência e a empresa oferece treinamento para quem não tem prática na função.

“Quero parabenizar a Funsat por essa ação no bairro. Muita gente que precisa trabalhar não tem condições de ir até o local e se candidatar, então estar aqui é mostrar respeito pelo cidadão que precisa de uma oportunidade e às vezes nem sabe onde encontrar”, complementa.