Marinha instaura inquérito para apurar causas de incidente com catamarã atingido por baleia

Ninguém ficou ferido. Travessia entre Salvador e Morro de SP opera normalmente nesta terça-feira (12).

marinha baleia catamara

A Marinha instaurou, nesta terça-feira (12), um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do incidente no final da manhã de segunda (11), quando uma baleia bateu em um catamarã que fazia a travessia entre Morro de São Paulo e Salvador.

PUBLICIDADE        

De acordo com o Tenente Araújo do Comando do 2º Distrito Naval, a embarcação vai passar por perícia e testemunhas serão ouvidas durante a investigação.

A travessia Salvador-Morro de São Paulo não foi interrompida por causa do incidente e o sistema funciona normalmente nesta manhã.

Incidente

Os passageiros e a tripulação do catamarã Farol do Morro relataram que uma baleia bateu na embarcação, durante a travessia que tem cerca de duas horas. Por conta do incidente, o catamarã que deveria chegar ao Terminal Náutico, na capital, às 11h, só atracou por volta das 13h.

A embarcação foi escoltada por duas lanchas da Marinha, que recebeu o pedido de socorro dos tripulantes logo após o incidente. Ninguém ficou ferido.

Conforme informações de especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes, por causa da temperatura da água. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro.

Compartilhar