ENTRETENIMENTO

Carnaval: veja as ações dos órgãos municipais no primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Comlurb recolheu 33,5 toneladas de resíduos na primeira noite de carnaval no Sambódromo – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de eventos e nos entornos. Confira as ações realizadas.

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

No primeiro dia de operação do Carnaval no entorno do Sambódromo, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) apreenderam mais de mil bebidas diversas que seriam vendidas ilegalmente, sendo 180 em garrafas de vidro, e 56 maços de cigarro. Além disso, 57 estruturas, de médio e grande portes, foram retidas, três motos elétricas, dois botijões de gás, uma churrasqueira, cadeiras, bancos, utensílios de cozinha e quatro armas brancas.

Foram registradas ainda duas prisões de cambistas pelos guardas dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM). As duas prisões aconteceram no entorno do Sambódromo, e, com um dos cambistas, os guardas encontraram dez ingressos. As equipes da GM-Rio também registraram a intervenção em cinco tumultos.

Durante a operação de ordenamento do trânsito, 106 multas foram aplicadas, 35 veículos removidos, sendo uma van pirata. Já os agentes de táxis abordaram 214 profissionais e multaram 27. Nos bolsões de táxi, a tabela com a estimativa de preços está disponível para todos os passageiros consultarem os valores. Essa iniciativa é para ajudar os foliões e cariocas a terem uma noção dos valores aproximados das corridas. Lembrando que a viagem é sempre com o taxímetro ligado.

Ao longo da sexta-feira (9/2) e início da noite, os agentes da SEOP realizaram a entrega das licenças aos ambulantes de pontos fixos autorizados pela Prefeitura para trabalharem nesse período. A GM-Rio distribuiu cerca de 40 pulseiras de identificação para crianças que estavam presentes na Sapucaí.

Carnaval de Rua – As equipes da Seop e da GM-Rio também atuaram na sexta-feira (09/02) no ordenamento urbano e do trânsito para os desfiles dos blocos em todas as regiões da cidade. Durante as missões, foi registrado a apreensão de um adolescente por furto de celular no desfile do bloco Bancários, no Centro do Rio. Após a apreensão do adolescente, outros jovens iniciaram um tumulto e apedrejaram duas viaturas da GM-Rio. Ainda foram registrados dois auxílios em situações emergenciais e um caso de criança perdida.

Esquema Operacional

Para o Carnaval 2024, a Secretaria de Ordem Pública reservou um contingente de 800 agentes por dia na Sapucaí, com o apoio de 60 viaturas, um caminhão e oito reboques, trabalhando na fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, no auxílio na dispersão dos carros alegóricos, na fiscalização de táxis e transporte complementar e no auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, entre outros.

Bolsões de táxi

Haverá bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março. A Seop fez uma tabela de estimativa de preço das corridas, que pode ser conferida em https://ordempublica.prefeitura.rio/wp-content/uploads/sites/30/2024/02/Tabela-de-Valores- Estimados-Taxi-Seop.pdf.

SAÚDE

Na primeira noite de desfiles da Série Ouro na Sapucaí, os seis postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde fizeram um total de 242 atendimentos. Vinte e cinco pacientes, com quadros mais graves e necessidade de maior suporte, foram transferidos para UPAs, CERs ou hospitais de urgência e emergência da rede municipal. Os principais motivos de atendimento foram picos de pressão, mal-estar devido ao calor e ao esforço do desfile, mal-estar por estar há muitas horas sem se alimentar e se hidratar direito, pequenos cortes, queda da própria altura, e ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.

A estrutura de atendimento da SMS conta com um total de 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 10 poltronas de hidratação. Além disso, 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) e equipes próprias estão disponíveis em cada dia de desfiles das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no sábado das campeãs. Já para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) realizou ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias e oferecer orientações de boas práticas e adequações físicas para as atividades no sambódromo. Nesta sexta, foram 68 visitas a serv iços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações. Foram lavrados três autos de infração, por falta de licenciamento sanitário, alimentos em temperatura inadequada e gelo com rotulagem incompleta; emitidos três licenciamentos sanitários para atividades transitórias (LSAT) e colhidas 24 amostras de alimentos para análise pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP). Também foram afixadas 52 placas adesivadas com informações sobre a legislação referente às restrições de fumo em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados.

A Superintendência de Vigilância em Saúde também está atuando no sambódromo com ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública que possam ocorrer, visando a proteção da saúde das pessoas que estejam no local, bem como de toda a população carioca. Nesta primeira noite, foram realizadas 11 notificações.

Esquema operacional

A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema operacional para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo.

Série Ouro / Grupo Especial / Desfile das Campeãs

– Nos dias 9, 10, 11, 12 e 17/02

– Horários: 19h – 6h / término dos desfiles

– Seis postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose

– 32 leitos (7 de suporte avançado de vida)

– 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile

Desfile Mirim

– Dia 13/02

– Horário: 16h às 01h / término dos desfiles

– Cinco postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose

– 27 leitos (6 de suporte avançado de vida)

– Dez ambulâncias avançadas / dia de desfile

Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência, operacionais. E ainda 6 sanitaristas da Coordenação de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde e Unidade de Resposta Rápida para detectar a ocorrência de surtos e outros eventos de importância para a saúde pública.

Além de 14 agentes de Vigilância em Saúde para ações de educação em saúde, prevenção e controle no Sambódromo e suas imediações e aplicação de inseticida a modo ultra baixo volume (fumacê).

COMLURB

As equipes da Comlurb removeram 33,5 toneladas de resíduos na sexta-feira (9/2), primeira noite de desfiles da Série Ouro, no Sambódromo. Na área interna da Passarela do Samba foram removidas 33,5 toneladas, sendo 4,1 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. A limpeza na área externa gerou 5,8 toneladas de resíduos. Desde a pré- limpeza da Passarela do Samba, nos dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade removida de resíduos soma 49.5 toneladas de resíduos, sendo 35,9 toneladas de lixo orgânico e 7,8 toneladas de materiais recicláveis.

Já nos blocos de rua, desde o início do pré-carnaval, em 20/01, a Comlurb já recolheu 213,4 toneladas de resíduos, sendo 20,4 toneladas nas agremiações desta sexta-feira. O Bloco das Carmelitas, de Santa Teresa, gerou 4,8 toneladas, o Rola Preguiçosa,em Ipanema, 2,8 toneladas e o Cata Latas do Grajaú produziu 1,6 toneladas.

Após o primeiro dia da folia, a Comlurb contabiliza a remoção de 262,9 toneladas de resíduos desde o pré-Carnaval.

As equipes do Lixo Zero aplicaram desde o início do pré-carnaval, no dia 13/01, 319 multas, sendo 42 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 277 por pessoas urinando em via pública, R$ 773,65 cada, e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.633 garis por dia. Para a limpeza interna do Sambódromo são até 872 garis diariamente, sendo 30 no serviço de coleta seletiva e 20 na limpeza dos postos de saúde instalados na Marquês de Sapucaí. Os garis trabalham com o apoio de 38 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, sete basculantes, dois mini basculantes, 12 mini varredeiras, e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso, e duas vans motobomba com jato de alta pressão para lavagem dos setores. Serão utilizados ainda 20 sopradores comuns e 4 sopradores-aspiradores e duas caixas compactadoras. Foram instalados 1.000 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos. Na área externa, incluindo Terreirão do Samba, são até 210 garis por dia com apoio de dois caminhões compactadores. Foram instalados 100 contêineres de 240 litros.

O carnaval na Estrada Intendente Magalhães conta com até 101 garis diariamente, atuando com o apoio de cinco caminhões compactadores, dois veículos tipo satélite para coleta, três varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, duas minivarredeiras, e três pipas d´água e duas vans motobomba de alta pressão para lavagem da pista de desfiles com água de reuso Em todo o trajeto da Avenida Intendente Magalhães, palco dos desfiles, e ruas do entorno, serão disponibilizados 200 contêineres de 240 litros.

Para atuação nos blocos, são até 2.450 garis por dia nas maiores agremiações. Foram disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros nas concentrações dos blocos. Os veículos de apoio são até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Já entre os equipamentos serão utilizados

diariamente até 90 sopradores. Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso. A Comlurb conta com equipes de garis também na limpeza dos bailes oficiais da cidade.

CET-RIO

O movimento de saída da cidade foi forte pela manhã em direção à Ponte Rio Niterói. A movimentação no entorno da Rodoviária também foi bastante intensa, especialmente até as 10h30. A partir das 17h, com a implantação gradativa dos bloqueios para os desfiles no Sambódromo e os deslocamentos de chegada e saída do Rio, foram observadas retenç ões na região da Av Paulo de Frontin, no Elevado Trinta e Um de Marco e da Av Francisco Bicalho. Em outras regiões da cidade não foram verificadas retenções relevantes no trânsito.

Desde a zero hora deste sábado (10/2), para a chegada dos carros alegóricos, a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, foi novamente interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Avenida Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central.

Para permitir o deslocamento das alegorias, ocorreram interdições também na Região Portuária. O Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto, sentido Rodoviária, foram interditados às 21h de ontem enquanto a Rua Oscar Niemeyer, Rua Arlindo Rodrigues (antigas vias que formavam a Avenida Binário do Porto), Avenida Venezuela e Avenida Rio Branco, fecharam à meia-noite e meia.

Para garantir o acesso ao Centro após o desfile de sexta-feira (9/02), às 8h20, de sábado (10/02), foi reaberta a pista central da Avenida Presidente Vargas, assim como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, vias que só voltarão a ser fechadas respectivamente às 13h, 17h e 19h para viabilizar os desfiles do 2º dia da Série Ouro.

É importante destacar que, durante a manhã deste sábado (10/02), está havendo também movimentação de carros alegóricos em direção aos barracões situados no Centro, Estácio, Santo Cristo e Caju, com diversas interdições viárias no Centro e na Região Portuária, além da realização do Megabloco Cordão da Bola Preta, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. Neste período é recomendado dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários. Quem estiver com viagem marcada na Rodoviária do Rio, Píer Mauá ou Aeroportos Santos Dumont e Internacional, a sugestão é a antecipação do deslocamento.

Ao longo da tarde de hoje sábado (10/02) haverá movimentação de carros alegóricos com destino ao Caju, o que demandará a interdição de trechos da Avenida Brasil e, durante o percurso pela Região Portuária, outras vias também serão interditadas para passagem do comboio dos carros alegóricos.

Esquema Operacional

A CET-Rio implantou um esquema especial de trânsito no Centro e em todos os seus acessos, iniciado na quarta-feira (7/2), por conta dos desfiles na Sapucaí. E também fez um esquema especial de trânsito para os desfiles das escolas de samba do Grupo de Avaliação e séries Prata e Bronze na Intendente Magalhães, no Campinho.

A operação de trânsito conta com 250 operadores de trânsito por dia, entre agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego, que trabalham a favor da segurança viária, para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, orientar motoristas e efetuar os bloqueios viários necessários. Serão disponibilizados nove reboques para desobstrução de vias, 45 motocicletas e 20 veículos operacionais.

No reforço às orientações aos motoristas e pedestres, também serão usados 36 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. E, diretamente do Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio irão monitorar a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições viárias.

As informações completas das interdições estão disponíveis em https://cor.rio/prefeitura-do- rio-apresenta-esquema-especial-de-transito-para-os-desfiles-na-marques-de-sapucai/

PROTEÇÃO À MULHER

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher durante o período de Carnaval, a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher está realizando a campanha ‘Carnaval + Seguro para as Mulheres’, oferecendo suporte e informação à população. A Secretaria da Mulher terá um posto de atendimento na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães para acolher mulheres em situação de violência.

Os banheiros da Sapucaí serão adesivados com o material da campanha, que traz informativos sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência, através de um QrCode, traduzido em inglês, espanhol e francês. Nos blocos de rua, a Secretaria da Mulher terá equipes distribuindo materiais personalizados como leques, adesivos e tatuagens temporárias com o intuito de conscientizar a população.

O ‘Rio + Seguro para Mulheres’ é um site informativo sobre as diversas formas de violência de gênero, desenvolvido em parceria com a Organização Internacional das Migrações (OIM) da ONU. A iniciativa começou no Réveillon de 2022, e pelo segundo ano consecutivo acontece em um dos maiores eventos culturais do Brasil, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher com a segurança e o bem-estar das mulheres.

A Secretaria da Mulher também está atuando nos blocos. Ontem, as equipes estiveram presentes no Bloco Carmelitas, onde foram distribuídos leques com o QrCode que direciona para o site Rio +Seguro para as Mulheres, traduzido em 3 idiomas (francês, inglês e espanhol), assim como tatuagens e adesivos corporais com frases de efeito como “Não é Não”.

PROCON CARIOCA

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, estará com suas equipes, nos dias 15 e 16 de fevereiro, na área de embarque dos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim, o Galeão, das 10h às 17h, para realizar atendimento ao público. A ação em parceria com os aeroportos, que também foi realizada nos dias 8 e 9, quando foram feitos 3 atendimentos e 4 registros no total. No Galeão, foram 2 reclamações, uma por troca de escala pela companhia aérea e outra por uma mala danificada. No Santos Dumont, um passageiro registrou 2 reclamações sobre compras online de produtos que vieram errado e cujo reembolso não atendeu aos pedidos do consumidor. Os atendimentos têm como objetivo atender cidadãos de modo geral e também aos turistas que precisarem relatar problemas em relações de consumo, durante a vinda ao Rio ou na estadia durante o período do Carnaval.

Canais de Atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca.prefeitura.rio Instagram @proconcariocaoficial Facebook /Twitter: @proconcarioca
E-mail: [email protected]
Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

TRANSPORTES

A Secretaria Municipal de Transportes preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2024. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência por conta das interdições que ocorrerão no entorno do Sambódromo, no Centro. As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

Ônibus

Semelhante aos anos anteriores, todas as linhas provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.

As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Táxi

Entre os dias 9 e 12, e no dia 17/02, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:

– Até às 21h: liberado para todos os Táxis

– Das 21h às 8h: somente Táxi.Rio e Táxi Especial

– Após às 9h:liberado a todos os Táxis

Setor par

Endereço dos Pontos:

– Ponto Táxi Rio

– Rua Afonso Cavalcanti, 275

– Ponto de Táxi comum

– Rua Estácio de Sá, Próximo ao metrô, sentido Tijuca

– Ponto de Táxi Especial

– Rua Tomás Rabelo Setor ímpar Endereço dos Pontos:
– Ponto de Táxi Comum

– Alça de acesso à Avenida 31 de março, próximo ao Batalhão de Choque da PM, na altura dos setores 7 e 9

– Ponto de Táxi Especial

– Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março

As informações completas em https://prefeitura.rio/noticias/carnaval-prefeitura-divulga-o- esquema-operacional-para-os-desfiles-das-escolas-de-samba/

Categoria:

  • 10 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Carnaval Comlurb GM limpeza segurança seop serviço