ENTRETENIMENTO

Museu do Folclore recebe mais de 35 mil pessoas no ano passado

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Considerando os números de dezembro, o Museu do Folclore de São José dos Campos encerrou 2023 com um total de 35.268 visitantes e participantes das atividades realizadas ao longo do ano. Julho foi o mês de maior movimentação, quando 5.034 pessoas passaram pelo museu.

Todo este público visitou as exposições (de longa duração e temporária), frequentou a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e a brinquedoteca; e participou das edições do Museu Vivo, Roda de Artesanato, Férias no Museu, Mês do Folclore, Diálogos sobre o Folclore, Semana e Primavera de Museus e Ciclo de Natal.

Além destas, o museu também participou, mais uma vez, da Flim (Festa Literomusical) do Parque Vicentina Aranha, aproveitando o momento para realizar o lançamento do 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore, tendo recebido um bom número de pessoas no espaço que ocupou. 

Dezembro

No mês de dezembro, em particular, 2.743 pessoas visitaram as exposições (de longa duração e temporária), frequentaram a biblioteca e a brinquedoteca e participaram das atividades promovidas. O maior público foi registrado na abertura do presépio (250 pessoas) e na visita ao espaço durante o mês (1.349).

Das visitas realizadas no mês (1037), entre espontâneas e agendadas, 701 foram de São José, 323 de outros estados (20) e municípios (83), além de 13 do exterior (Inglaterra – 4, Alemanha – 2, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos e França – com 1 visitante cada).

As visitas às exposições do museu são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h (espontâneas e agendadas), e aos sábados e domingos, das 14h às 17h (só espontâneas). A biblioteca pode ser frequentada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h (para empréstimos do acervo é preciso se cadastrar).

As atividades realizadas ao longo do ano também são totalmente gratuitas e acontecem em meses específicos. Algumas necessitam de inscrição prévia e outras não. Elas são divulgadas mensalmente pelo site do museu e pelas suas redes sociais; e muitos conteúdos podem ser encontrados em sua página no YouTube.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo