Secretaria da Juventude oferece palestra sobre cuidado com saúde mental para servidores – CGNotícias

Em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) realizou nesta quarta-feira (31), uma palestra sobre a importância do cuidado da saúde mental. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia.

A psicóloga Messielen Pereira abordou sobre a importância de cuidar da saúde no âmbito profissional, familiar e social. “No meio das obrigações diárias é importante que cada um tire um tempo para si, faça uma pausa para respirar, desfrute de algo que traga satisfação, equilibrando assim as responsabilidades com as atividades de lazer e descanso”, explicou

Para a servidora Ingryd Mayranna, essas atividades são importantes pois incentivam o diálogo e a busca a ajuda. “Temos uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que não atendem só os jovens, mas nós servidores também e isso é muito bom, pois garante uma rede de apoio para nos ouvir”, disse.

PSICOSSOCIAL E SAÚDE MENTAL

A Secretaria da Juventude disponibiliza atendimento psicossocial para jovens e seus familiares com o projeto “Quem Ama Cuida, que tem como objetivo garantir acesso dos adolescentes, jovens e responsáveis ao atendimento especializado, seja ele individual ou por meio de grupos terapêuticos (psicoterapia em grupo). E para o servidor público municipal atende com projeto “Saúde e Bem-Estar do Servidor – Quem Serve Também Deve Ser Servido”. Os encontros são semanais e trabalhadas habilidades como autoconfiança, autocontrole, autoestima, entre outros.