ENTRETENIMENTO

Fapesp recebe propostas para a seleção de novos centros de pesquisa





Edital vai apoiar a criação de centros de excelência em pesquisa na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias



Pré-propostas podem ser enviadas até 29 de janeiro de 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) recebe até o dia 29 de janeiro pré-propostas para o Programa dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), que tem como objetivo apoiar por longo prazo centros de pesquisa de excelência no Estado de São Paulo, multi-institucionais e em qualquer área do conhecimento. Confira a chamada neste link.

O novo ciclo é voltado para a grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e as pré-propostas que forem selecionadas deverão ser reapresentadas de forma completa até 19 de julho de 2024.

Os Cepids têm como missão desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento, fundamental ou aplicada, com impacto comercial e social relevantes, contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia e oferecer atividades educacionais e de difusão do conhecimento a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, bem como ao público em geral.

“Trata-se de uma das mais importantes iniciativas da Fapesp em programas de excelência com um financiamento de longo prazo. Nesse sentido, abre-se a possibilidade de ousar e fazer contribuições disruptivas”, comenta Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da Fapesp.

O primeiro edital do programa foi lançado em 1998, quando foram aprovadas propostas para a criação de dez centros. Com o segundo edital, o número subiu para 17 Cepids. Prevê-se agora que sejam constituídos 18 centros, a serem escolhidos entre 2021 e 2026, em seis ciclos de apresentação de propostas, divididos por área de conhecimento.

No primeiro ciclo, em 2021, foram submetidas propostas para Cepids nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Em 2022, no segundo ciclo, a fundação recebeu propostas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração. Serão ainda submetidas propostas de Cepids nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária (2024 e 2026), além das propostas para um segundo ciclo das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias em 2025.

Ao longo dos 11 anos de financiamento, cada Cepid contará com até R$ 8 milhões anuais nos primeiros cinco anos – num total de até R$ 40 milhões no período.

A chamada para novos centros de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias está disponível clicando aqui.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap