ENTRETENIMENTO

Secretaria da Cultura promoveu mais de 180 eventos em 2023! – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Em 2023 a Secretaria de Cultura desenvolveu suas políticas públicas estruturadas nos eixos do Fomento à Cultura, da Educação e Formação Artística e Cultural, da Economia Criativa e da Valorização do Patrimônio Cultural Guaratinguetaense.

Durante o ano foram 188 atividades entre realizações, apoios e parcerias, saldo este que representa o aumento de 80% em relação aos indicadores de 2022.

A pasta investiu em programações como o Férias no Parque, Música no Museu, Música no Parque, Estação Blues Rock, Festival de Inverno, Estação Hip – Hop, Festival Dilermando Reis, Salão Acadêmico e Contemporâneo Ernesto Quissak, Rodas de Conversa durante o ano tratando temas que representam a diversidade e a transversalidade cultural entre outros.

Destaques para o Carnacentro que promove um encontro lúdico entre diversas idades na praça, para o Aniversário da Cidade que oferece visibilidade para os nossos artistas locais, para a FLIG que incentiva a escrita e a leitura principalmente entre os alunos da rede municipal, para o Espaço Cultural em parceria com Buriti Shopping que trouxe exposições temáticas como: “A Festa do Jongo”, “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser” e “Benedito em Festa”.

As Oficinas de Formação voltadas à Elaboração de Projetos Culturais, ao Artesanato, ao Teatro e ao Audiovisual foram ferramentas aliadas no processo de desenvolvimento dos fazedores de cultura.

Referente a captação de recursos junto ao governo federal, a lei Aldir Blanc teve o seu processo finalizado pelo município no início do ano e deu espaço para a operacionalização dos editais referentes a Lei Paulo Gustavo, ambos os programas representaram uma movimentação financeira na cena artística e na economia de Guaratinguetá superior a R$ 1.850.000,00 e o financiamento a mais de 100 iniciativas artísticas culturais.