ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba entrega obras de drenagem e pavimentação de ruas no bairro Jacutinga – Noticias

Fotos: Eduardo Santinon – Secom

Por: Évelyn Azevedo

Evento realizado nesta sexta-feira (15) contou, também, com mais uma edição do “Mercado Solidário”, programa do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na tarde desta sexta-feira (15), a entrega das obras de drenagem e pavimentação na Rua Jacutinga, localizada no bairro Jacutinga, Zona Oeste da cidade. As melhorias, que já facilitam o tráfego local e o escoamento de águas das chuvas, é resultante de uma parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada. O evento também contou com a realização de mais uma edição do “Mercado Solidário”, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura.

As intervenções ficaram a cargo da MRV Engenharia e do Grupo Pão de Açúcar, executadas pela empresa Terjac, contratada para essa finalidade com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. A primeira empresa foi responsável por doar os materiais e fazer a pavimentação da via, enquanto a segunda, pela construção de toda a rede de drenagem.

Esta é mais uma ação da Prefeitura, que tem como objetivo oferecer melhorias que vão impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas. É uma alegria muito grande propiciar a realização do sonho de muitos moradores, que esperaram tanto tempo pela pavimentação no local”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

As melhorias e a pavimentação de mais de 8.600 metros quadrados da Rua Jacutinga fazem parte das ações dos programas “Sorocaba Tem Pressa” e “Sorocaba Linda de Verdade”. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, foram implantados 1.247 metros de tubulações, com diâmetros que variam de 400 a 600 milímetros, além de 21 poços de visita e 28 bocas de lobo. O acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos da rede de drenagem ficaram a cargo do Saae/Sorocaba, enquanto a pavimentação, por parte da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Além de atender as demandas da população, as obras também auxiliam nos serviços realizados pela Serpo, já que, com as melhorias, a necessidade de manutenções nesse local serão mínimas. É assim que demonstramos o quanto valorizamos o bem-estar e a qualidade de vida dos sorocabanos, atendendo aos pedidos que nos são apresentados”, destacou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

Essa região da cidade está recebendo, ainda, a adequação da rede de esgoto, beneficiando em torno de 300 famílias, a partir da instalação de 8.259,69 metros lineares de redes coletoras. Até o momento, cerca de 6.500 metros (aproximadamente 80% do total previsto) já estão concluídos, com previsão de término de todo o restante no primeiro semestre de 2024.

Também estiveram presentes no ato, ao lado do Chefe do Executivo e do secretário da Serpo, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Fausto Peres, Rodrigo do Treviso e Caio Oliveira; representando a MRV, o engenheiro Vitor Affonso de Camargo e o arquiteto Marcelo Fernandes; e pelo Grupo Pão de Açúcar, o gestor de obras do setor de engenharia, Fausto Coutinho.

Mercado Solidário”

A proposta do projeto “Mercado Solidário” é oferecer itens básicos para o dia a dia das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. Na ocasião, o público presente recebeu vales para serem trocados por produtos, à livre escolha.

Os participantes puderam levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradavam e atendiam às necessidades de cada família e residência. “Arroz e óleo eram os itens que mais estava precisando. Ter isso aqui pra nós é muito bom!”, destacou a moradora do bairro Cíntia dos Santos Alves.