Secretaria de Meio Ambiente e parceiros realizam Cerimônia de Premiação do Concurso de Desenhos do Programa de Educação Ambiental de Bonito (PEAB) – Prefeitura Municipal de Bonito

Na noite desta quinta-feira (07), foi realizada a Cerimônia de Premiação do Concurso de Desenhos do Programa de Educação Ambiental de Bonito (PEAB) no qual se fizeram presentes os membros representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), do Instituto Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Instituto Mirim Ambiental, Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e da Associação de Guias de Turismo de Bonito (AGTB).

O evento foi idealizado também para realizar os agradecimentos devidos às instituições (públicas, privadas e não-governamentais) que foram parceiras do PEAB ao longo dos seus quase 2 anos de vigência. Em geral, foram muitas pessoas envolvidas que sonharam em construir um trabalho coletivo no qual o poder público assumisse também a sua responsabilidade.

Em 2022, o projeto foi escrito pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente sem prever que tantas pessoas o acolheriam, incentivando assim o setor a transformar o projeto em programa. É fato que tudo o que foi realizado nesse pouco tempo ainda é pequeno perto da grandeza da Educação Ambiental que, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), abrange toda a vida de um cidadão, sobretudo se esse cidadão depender diretamente de uma cadeia econômica que nasce da ecologia local.

Abaixo os agradecimentos especiais da grande apoiadora Secretaria de Educação e Cultura e da nossa querida diretora da Escola Municipal João Alves de Arruda, uma das grandes campeãs dos concursos de Óleo e Desenho de 2023:

“Em nome de toda comunidade escolar queremos parabenizar todos organizadores e participantes do Programa de Educação Ambiental  de Bonito. Esse Programa  desenvolvido através da SEMA Secretária Municipal de Meio Ambiental de Bonito já faz parte do nosso calendário escolar  e tem como objetivo trabalhar a preservação do meio ambiente,  sustentabilidade  através da criatividade e ludicidade . Nossos agradecimentos a equipe Sema e parabéns alunos e professores! (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, 2023).

Toda a comunidade escolar só tem a agradecer esse grandioso projeto ambiental que veio nos ensinar ações de proteção a água, ao cuidado com os resíduos,que somente soma e enriquece ações didáticas para que o objetivo maior seja alcançado, que nada mais é, o senso de pertença, ao nosso tão amado planeta, “é meu” então cuido , amo e protejo , construindo um mundo mais saudável a todos. Com esse projeto as crianças tornam protagonista de seu saber a amar e a cuidar da natureza como um bem maior (DIREÇÃO – E.M. JOÃO ALVES DE ARRUDA)”

Os idealizadores do projeto reforçam os agradecimentos a todos os envolvidos. “Desde o setor privado responsável pela gestão da grande maioria dos atrativos que acolheram as ações até o setor público, com as Secretarias de apoio e o setor não-governamental como o Mirim Ambiental e o IASB que somaram as nossas atividades. Também gostaríamos de agradecer os guias voluntários da Associação de Guias de Turismo de Bonito (AGTB) que gentilmente abriram um tempo na agenda de cada um para poder acompanhar as turmas atendidas.

É importante para nós, como gestores, que a comunidade, de modo geral, esteja atenta às questões socioambientais que nos cercam. Que as escolas recebam o suporte necessário para atender as demandas educacionais não só do corpo discente, como também dos servidores escolares de modo geral. Que, nesse sentido, todos compreendam o valor das nossas práticas conscientes dentro e fora da escola.

Por fim, plantamos no presente para poder colher no futuro. Desejamos que estas sementinhas se tornem boas árvores que darão bons frutos, pois é assim que construímos a cidadania do nossos povos. E salientamos que todas as ações, juntamente com os desenhos campeões do Concurso de Desenhos já foi encaminhado para a impressão e será, desta forma, um legado literário de Bonito que carregará muito mais do que o intuito do nosso trabalho, mas parte do resultado expresso nas linhas e nas cores das artes de cada aluno e aluna que foram atendidos pelo PEAB. O Calendário será distribuído no próximo ano no evento de Formação Pedagógica e os pais e familiares dos ganhadores poderão retirar os seus diretamente na Secretaria de Meio Ambiente.”