Sorocaba

Equipes do “HumanizAção” seguem com ações de abordagem social intensificadas e realizam 52 atendimentos a pessoas em situação de rua nesta terça (27) – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção” seguiram, ao longo desta terça-feira (27), com as ações intensificadas de abordagem social às pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba. Ao todo, foram realizados 52 atendimentos, em diferentes localidades, sendo que 30 pessoas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene. Os profissionais percorreram 20 endereços, sendo eles: Rua São Bento; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua XV de Novembro; Praça Dr. Arthur Fajardo; Largo do Rosário; Avenida Dr. Afonso Vergueiro; Rua Sete de Setembro; Rua da Penha; Rua Moreira César; Avenida São Paulo; Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, Km 80; imediações do Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre; Praça Mãe Preta; Avenida Comendador Pereira Inácio; Rua Souza Pereira; Praça Lions; Praça Tadeu Strunck; Rua Coronel Benedito Pires; Rua José Girão Sanches; e Rua Prof. Horácio Blazeck.

Força-tarefa para coleta de inservíveis

Além disso, na terça-feira, também foi realizada uma força-tarefa para o recolhimento de materiais inservíveis, os quais, muitas vezes, são abandonados nas ruas, calçadas e áreas verdes do município por pessoas em situação de rua que utilizam esses espaços para abrigo. Nessa ação, as equipes coletaram mais de sete toneladas de resíduos, passando pelas seguintes regiões da cidade: Parque Campolim, Vila Rica, Vila Assis, Jardim Magnólia, Parque Água Vermelha e Ponte Pinheiros. Ainda, houve ação de limpeza das ruas e calçadas nesses locais.

Além das abordagens especializadas e dos auxílios em assistência social prestados a essas pessoas, esse tipo de iniciativa visa promover, também, o bem-estar geral, por meio da assepsia realizada pelas equipes nesses espaços, evitando, assim, a possível disseminação de doenças. Além disso, a limpeza proporciona mais organização e asseio aos espaços públicos da cidade, bem como beneficia a população em geral, que partilha desses ambientes.

Essas operações são realizadas pelos profissionais da Secretaria de Governo (Sergov), Secretaria da Cidadania (Secid), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e pelo Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), via Guarda Civil Municipal (GCM), e da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso).

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.