Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba recebe duas vans adaptadas do programa estadual Cidade Acessível – Agência de Notícias

 

Novas viaturas, que ficarão a serviço da Secretaria da Cidadania, vão ampliar a capacidade de atendimento da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (PCD).

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, ao lado do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), duas vans adaptadas, entregues pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte do programa Cidade Acessível, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O ato foi realizado na concessionária Mercalf Iveco, na Rodovia Raposo Tavares, km 101,8, onde houve a entrega simbólica de um total de 34 vans adaptadas para 30 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na ocasião, também foi lançado o programa Todas in-Rede, que tem como objetivo promover o empoderamento e a emancipação das mulheres com deficiência no Estado de São Paulo, promovendo sua inclusão social e buscando melhorar sua qualidade de vida.

A cerimônia contou com a presença do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, além da secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; do secretário Jurídico (SEJ), Douglas Domingos; do ouvidor-geral do Município, Diego Morais; do coordenador de Atenção à Pessoa com Deficiência, Jesiel Pontes de Oliveira; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Luis Ferreira; mais a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa; do prefeito de Alambari, João Paulo Carioca; do prefeito de Cesário Lange, Ronaldo Pais de Camargo, o Dinho; do secretário de Esportes de Votorantim, Manoel Corrêa Neto, que representou a prefeita Fabíola Alves, além de outras autoridades e convidados.

“É uma alegria muito grande estar aqui, representando o prefeito Rodrigo Manga na entrega desses veículos adaptados, que farão toda diferença no nosso dia a dia. Sorocaba tem dedicado muita atenção às demandas das pessoas com deficiência, bem como das mulheres, que são dois públicos que têm prioridade nas políticas públicas do nosso município. Esperamos, também, que as parcerias de Sorocaba com o governo estadual, que são muitas e muito importantes, tenham continuidade e sigam contribuindo com a população mais vulnerável da nossa cidade”, afirmou o secretário da Secid. “A entrega dessas vans, que estão sendo disponibilizadas para todo o estado de São Paulo, representa um apoio importante para as políticas públicas municipais que estão sendo realizadas em nosso município, muitas delas em parceria com o governo estadual. Aliás, Sorocaba conseguiu aplicar todos os programas do Estado referentes às políticas públicas para promoção da pessoa com deficiência”, completou o secretário da Cidadania.

“Esta é apenas uma das várias iniciativas do Governo do Estado voltadas para esse público, pois estamos todos muitos atentos às suas demandas, buscando proporcionar, por exemplo, vagas de trabalho e uma rede de proteção e combate à violência contra a mulher com deficiência. Por isso, aproveitamos, também, a oportunidade para divulgar a criação do programa Todas in-Rede, cujo objetivo é dar voz à mulher com deficiência”, destacou a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) de Sorocaba, Luis Ferreira, também ressaltou a importância das iniciativas que estão sendo implantadas no município, a partir da atual Administração Pública. “Podemos dizer que o ano de 2022 está sendo muito especial para nós. As políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência resultam de um trabalho contínuo, mas que já está trazendo muitos frutos, atualmente. São exemplos disso o Programa de Emprego Inclusivo, outra iniciativa feita em parceria com o Governo do Estado, o transporte especial porta a porta, proporcionado pelo Município, o transporte coletivo, que já é 100% adaptado em nossa cidade, entre outros. Por tudo isso, Sorocaba é, hoje, uma referência em políticas públicas nessa área em toda a região”, descreveu.

O evento terminou com uma demonstração das características e funcionalidades das vans adaptadas Iveco, modelo Dayly, recebidas pelos municípios.

 

Fotos: Michelle Alves/Secom