Sorocaba

Abertura do Natal Iluminado 2022 atrai grande público ao Paço Municipal – Agência de Notícias

 

Um grande público compareceu, na noite de quarta-feira (30), ao Paço Municipal, para assistir às atrações da abertura oficial da programação “Natal Iluminado 2022”.

Com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Comunicação (Secom), a abertura da programação do “Natal Iluminado 2022” no Paço, apresentada pela OSSEL Assistência e com doações de outras empresas parceiras, celebrou o espírito natalino, ao acender toda a iluminação da sede da Prefeitura Municipal e também grande árvore de Natal, com a belíssima homenagem “Memórias Iluminadas”, em um momento que emocionou a todos.

Estiveram presentes na abertura o prefeito em exercício, Luis Santos, os secretários de Governo (Segov) João Alberto Corrêa Maia; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; de Cultura (Secult), Luis Antonio Zamuner; de Desevolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrque Marcelo; do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Thiago Santoro; e de Urbanismo e Licenciamento, Cilene Chabuh Bordezan; mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosangela Perecini; e o vereador Fabio Simoa.

“Este é um momento muito especial do ano, em que festejamos, principalmente, a união das famílias. É ainda mais importante, pois estamos conseguindo oferecer esta festa linda para a população, em virtude das muitas parcerias com a iniciativa privada e, por isso mesmo, sem a necessidade de investimento por parte da Prefeitura”, destacou o prefeito em exercício.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade também destacou o altruísmo do povo sorocabano. “Com o auxílio da população, o FSS também está arrecadando muitos doces, que serão distribuídos para as crianças durante o evento de chegada do Papai Noel, neste sábado (3). Então, é graças à colaboração de muitas pessoas que teremos este agrado tão bem-vindo para as nossas crianças”, revelou a presidente do FSS.

Toda essa programação somente foi possível graças à parceria com um grupo de empresas apoiadoras do evento: OSSEL Assistência, que apresentou a festa; AB Velasco, Orteca Contabilidade, Magnum Construtora, Flash Engenharia, Grupo Splice, Pedagógica, Deck Beach Bar, Servplan Saúde, Salmeron Ambiental, SMS Certificação Digital, Tech Ind Soluções Industriais, Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Valmir Alves Eventos, Aurora Eadi Health, Delfingen, Casagrande Serviços e Construções e Prohidro Construtora.

Na sequência do ato de iluminação do prédio da Prefeitura e da árvore de Natal, houve a apresentação da Camerata Les Ensembles, com coral e orquestra sinfônica, interpretando músicas brasileiras e internacionais de sucesso e muitas canções natalina. Outra atração que atraiu o olhar de todos, especialmente do público infantil, foi a “Caravana de Natal” da Coca-Cola, uma iniciativa da Sorocaba Refrescos. O espaço decorado e instagramável da ação igualmente deu motivo a muitas selfies.

Também houve distribuição gratuita de pipoca para todos e, havia, além disso, uma variedade disponível de comidas e bebidas comercializadas em food trucks, organizados no espaço do evento.

Nessa altura, as crianças, principalmente, estavam ansiosas para ver a última atração da noite, o aguardado espetáculo musical oficial da Disney, com muitos dos personagens mais queridos do público. Era o caso da pequena Giovana, de 4 anos, que chegou ao evento acompanhada da mamãe, Alícia Mara da Hora. “Este é o dia das meninas, quando saímos somente eu e minha filha para nos divertir e ela fez questão de vir aqui. Estamos gostando de tudo e ela, agora, está aguardando os personagens da Disney”, falou Alícia, que é moradora do Jardim Santo André.

Já, o casal Tatiane Tomazini S. Rossi e Fernando César Rossi compareceu com o filho, Francisco, de 4 anos, já muito bem informados sobre o que queriam encontrar. “Eu vim para assistir à apresentação musical da orquestra. Foi muito emocionante, com músicas que conheço desde criança e fizeram me lembrar da minha infância. Já, o meu filho pediu muito para ver os personagens da Disney”, contou Tatiane.

Quando teve início o espetáculo da Disney, envolvendo música, dança e interpretação teatral dos personagens, crianças e adultos se encantaram com a magia das histórias.

A programação do “Natal Iluminado 2022” tem sequência, agora, com novas atrações nos próximos dias. Confira:

Quinta-feira (1), na Praça Cel. Fernando Prestes

Os sorocabanos também poderão participar da celebração do “Natal Iluminado 2022” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, com uma programação recheada de atrações, de 1 a 22 de dezembro. Será possível visitar a Casa do Papai Noel, a Árvore de Natal e o presépio, além de ver a iluminação especial, realizada em parceria com o Grupo VA Soluções Sustentáveis. Também terá o grande Carrossel, brinquedos, diferentes shows musicais e o já tradicional Trenzinho da Alegria, oferecido pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), nos dias 6, 13 e 20 de dezembro.

Entre as atrações artísticas que se apresentarão no dia 1, durante a abertura da programação no Centro de Sorocaba, está o grupo da Casa do Ritmo, com o espetáculo “Sons da Natureza”.

Já, no dia 22, no encerramento do “Natal Iluminado 2022” na Praça Coronel Fernando Prestes, a população poderá conferir, às 19h, a apresentação do personagem Xexeleco. De forma lúdica, ele levará as crianças a uma viagem incrível, educativa e cheia de aventuras, para conhecer e desvendar todos os mistérios do mundo, com um repertório de canções do universo Xexeleco e muitas canções conhecidas do público.

Em seguida, às 20h, as famílias sorocabanas poderão conferir o espetáculo “Coração Brincante”, com a Cia. Tempo de Brincar, formada pela atriz e artista visual Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva. O show traz no repertório um apanhado das canções que compõem seus diversos espetáculos e álbuns musicais, criados ao longo de mais de 20 anos de existência.

Grande Festa de Natal no dia 3/12 no Paço Municipal

No dia 3 de dezembro, a partir das 15h, o Paço Municipal terá uma Grande Festa de Natal, com uma série de apresentações artísticas gratuitas, em um dia especial voltado, principalmente, ao público infantil. A ação conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Fabio Simoa.

Além de mais de 30 brinquedos infláveis, as crianças ganharão sorvete, algodão-doce, pipoca e refrigerante. A atração mais aguardada do dia será a chegada do Papai Noel em grandioso estilo, de helicóptero.

Crianças, jovens e adultos também contarão, gratuitamente, com uma série de serviços e atividades oferecidos pelas secretarias municipais. A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) participará da programação festiva, oferecendo oficinas esportivas de minibasquete, minifutebol, badminton, jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó), além do Espaço Kids, com cordas, bambolês e brinquedos. A Secretaria de Cultura (Secult), por sua vez, levará a Gibiteca, além de tênis de mesa, pebolim e xadrez gigante.

O Ônibus “PTS na Escola”, do Parque Tecnológico de Sorocaba, vai oferecer oficinas e atividades para crianças e adolescentes, além de uma exposição tecnológica. A Secretaria da Educação (Sedu), com o intuito de estimular a prática da leitura, levará a “Carreta Literária” ao evento.

Já, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) realizará a Feira de Adoção PET e doação de mudas de árvores. A população também poderá interagir com Buddy, o cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM). Por fim, a Secretaria da Saúde (SES) levará aferição de temperatura, exames de glicemia e orientação de saúde bucal, além de uma ação especial de vacinação contra Covid-19, que será disponibilizada para crianças (a partir dos seis meses), adolescentes e adultos; e contra a Poliomielite, que será disponibilizada a crianças com idade de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Transporte gratuito no dia 3/12 até o Paço

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, no dia 3 de dezembro, para atendimento da “Grande Festa de Natal”, será reforçado o sistema das linhas do transporte público até a Prefeitura, por meio de linhas diretas partindo dos Terminais Santo Antônio, São Bento e Vitória Régia. Além disso, os usuários podem contar com as linhas Éden e Cajuru, que partem do Terminal São Paulo.

Outra novidade para o evento será a gratuidade no transporte público, a partir das 13h, sendo permitido o embarque pela porta traseira dos ônibus, sem pagamento da passagem, para que todos possam participar da festa. A gratuidade fornecida terá custo zero para a Prefeitura, pois será viabilizada mediante parceria com as empresas concessionárias City, Consor e BRT que, neste dia, doarão ao Município o equivalente às passagens dos usuários. Mais informações sobre as linhas e os horários de atendimento dos ônibus podem ser consultadas no site: https://www.urbes.com.br/.

Fotos: Renata Giron, Thiago Delmonde e Jéssica Palma/Secom