Recentemente foi anunciado uma versão beta do Xbox App para Android, trazendo uma série de funcionalidades. Até o momento, não havia informações sobre o lançamento para os clientes da Apple. Agora é oficial, o aplicativo também pode ser instalado nos iPhones e iPads. Todas as funções vão poder ser aproveitadas em ambos os sistemas operacionais mobile.

A grande novidade desse app é que será possível controlar o console via o smartphone. Isso inclui rodar games no Xbox e reproduzi-lo em seu mobile. Isso é muito semelhante ao XCloud – serviço de streaming da Microsft que foi autorizado com algumas ressalvas pela App Store -, mas com diferenças importantes. A primeira delas é que o jogo será rodado em seu console, não nos servidores da gigante de softwares.

Além de rodar games, também estão disponíveis mais funções. Será possível controlar e configurar o console via smartphone. Isso vai permitir que um jogo que está sendo baixado, ou atualizado, possa ser controlado mesmo com o jogador muito distante de sua casa. Outra função interessante do Xbox App é a possibilidade de usá-lo como uma biblioteca de games. 

Também será aberta uma aba de comunidade, para monitorar os seus perfis favoritos. Assim, o jogador vai saber se seus amigos estão conectados, para fazer uma partida multiplayer, por exemplo. Esse serviço é gratuito e não obriga que o jogador esteja conectado à uma conta com Game Pass. Ou seja, funciona de maneira muito parecida ao Remote Play, da Sony.

Outra característica do App Xbox Beta é sua interface, que está alinhada com a apresentada nos Xbox One, Series X e S. O jogador pode usar o app em conjunto com o botão de compartilhamento, disponível na versão mais recente do Xbox Wireless Controller, que integrará os consoles de próxima geração. Isso permite que as capturas de tela feitas pelo jogador sejam salvas e vistas no smartphone, ou ainda compartilhadas diretamente nas redes sociais.

Compartilhar