Um tubarão-martelo de cerca de dois metros foi capturado e morto por mergulhadores na tarde desta sexta-feira (22), na região da praia de Armação, em Salvador.

Os mergulhadores estavam praticando caça submarina quando o animal, pertencente ao gênero Sphyrna, se aproximou. Segundo testemunhas, os homens teriam se assustado com a presença do tubarão e atiraram com arpão.

Tubarão foi morto por mergulhadores que se assustaram com o animal (Foto: Reprodução)

“Eles estavam carregando muitos peixes. Na dúvida, se o tubarão estava atrás dos peixes ou deles, atiraram. Devem ter ficado com medo”, afirmou uma testemunha.

O animal morto foi exposto na calçada pelos mergulhadores por volta das 14h – curiosos aproveitaram para tirar fotos e fazer vídeos. A Polícia Ambiental afirma que não foi acionada.

Matar animais silvestres, como tubarões, é crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa. Na manhã desta sexta (22), uma baleia jubarte encalhou no terminal de São Joaquim. O animal, que estava debilitado, conseguiu desencalhar por conta própria. A temporada de migração das jubartes para o litoral baiano começa entre junho e julho. Em novembro e dezembro, elas retornam para o hemisfério norte.

Compartilhar