O prefeito ACM Neto afirmou nesta terça-feira (14) que a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 chegou a 78% em Salvador ontem. “Foi o menor em 40 dias na série histórica acompanhada prefeitura”, diz. “Conseguimos ultrapassar a barreira dos 80%, vinha nesse número por muito tempo”, avaliou, durante evento em que apresentou 50 respiradores recebidos por Salvador do Ministério da Saúde.

“Com as entregas que a prefeitura fará ao longo dessa semana, certamente chegaremos aos 75% e e nele ficaremos já na próxima semana, o que nos permitirá dar início à retomada das atividades econômicas”, acredita Neto. Além dos 50 respiradores que chegaram hoje, outros 50 devem chegar nos próximos dias, em regime de comodato, cedidos por um parceiro privado da prefeitura.

O planejamento é para abrir mais 20 leitos no Hospital Sagrada Família, mais 20 no Wet’n Wild, mais 25 no na Fonte Nova, em parceria com o governo, e mais 24 no Hospital Salvador, 10 apenas essa semana, depois que a prefeitura conseguiu derrubar uma liminar da Ufba que impedia a instalação.

Para a primeira fase da reabertura do comércio, que inclui shoppings, templos e igrejas, drive-ins e comércio de rua de mais de 200m², a prefeitura e o governo estipularam que a taxa de ocupação de leitos UTI para covid-19 deve permanecer cinco dias igual ou menor a 75%.

Compartilhar