O deputado estadual Jacó foi lançado na última semana à presidência do Diretório Estadual do PT na Bahia. As eleições ocorrem durante o 7º Congresso do partido, em setembro. Ele se juntou aos outros cinco postulantes ao cargo hoje ocupado por Everaldo Anunciação. Na esfera estadual, também já colocaram seus à disposição os petistas Éden Valadares, Elen Coutinho, Martiniano Costa, Vera Lúcia Barbosa, e Ivan Alex. No “Manifesto Resistência Baiana, por um Novo Brasil”, os militantes da EPS destacam o perfil de Jacó e as qualidades que o PT necessita num momento de enfrentamento do conservadorismo representado pelo governo Bolsonaro, de luta pela liberdade de Lula e defesa do projeto político no estado liderado pelo governador Rui Costa e pelo senador Jaques Wagner.

“O país passa por um momento difícil de ser interpretado de maneira única, totalizante e finalística. O esforço das organizações internas do PT deve ser o de apresentar as diferentes e provisórias leituras que sirvam para organizar nossas estratégias enquanto militância partidária”, declara o documento.

Dias antes de Jacó, militantes da EPS também lançaram a candidatura da ex-secretária estadual, Vera Lúcia Barbosa, conhecida como Lucinha do MST. Após o anúncio, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), representante da EPS no Congresso Nacional se pronunciou e defendeu a petista. O parlamentar informa que com Lucinha, a Chapa Optei marchará para construir um “PT democrático, socialista, de massas e afiado para a luta política que o partido deve enfrentar”.  No entanto, um dos nomes mais fortes até agora é o de Éden Valadares, atual assessor do senador Jaques Wagner. Nas redes sociais, ele se apresentou como a “renovação” e disse ter o apoio de Wagner e do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT). “O ponto de partida para sua campanha foi a publicação de um artigo intitulado “Uma nova primavera para o PT”.

As eleições municipais acontecem no dia 8 de setembro, com eleição de delegados para congressos estaduais e com eleições de delegados para o congresso nacional. Já as estaduais acontecem no congresso marcado para os dias 19 e 20 de Outubro.

Compartilhar