O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que alguns leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19, montados em hospitais de Salvador, serão revertidos para o tratamento de pacientes de outras doenças. O anúncio foi feito no início da tarde desta terça-feira (15), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador.

Segundo Rui Costa, a medida ocorre em função das baixas taxas de ocupação dessas unidades na capital baiana.

A desativação terá início a partir do Hospital Ernesto Simões, que era exclusivo para pacientes com Covid-19. A partir desta semana, o hospital funcionará com 55 leitos de UTI e mais 100 leitos clínicos, focado em média e alta complexidade.

“Entramos numa fase de desaceleração. Ao longo desses meses fizemos esforços gigantescos para atender pacientes de Covid-19 e tivemos que reverter leitos de outras doenças para Covid-19, e isso aumentou a fila de quem tinha outras doenças. O [hospital] Ernesto Simões Filho, que foi transformado integralmente pata atender Covid-19, a partir dessa semana deixará de atender e será regulado para pacientes com outras doenças. Serão 50 leito de UTI e 200 clínicos com emergência 100% regulada”, disse Rui Costa.

Compartilhar