O governador da Bahia, Rui Costa, informou que vai implantar, em Salvador, o Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28), quando é comemorado o Dia do Servidor Público.

Segundo o governador, uma das opções que será avaliada para implantação da nova unidade é a adequação do Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, que hoje é hospital de campanha da Covid-19. Uma empresa será contratada para estudo de viabilização da unidade de saúde.

“Será um hospital que possa atender os servidores. Tomamos a decisão de contratar os estudos, ver o processo legal com a Procuradora Geral do Estado para contratar, montar e operar um hospital público do servidor e a referência que nós definimos é o Hospital Espanhol”, disse o governador.

De acordo com o governo, o estudo técnico vai avaliar a infraestrutura necessária à implantação, em aspectos como recursos necessários, localização, adequação de equipamentos, serviços e especialidades a serem oferecidos, número de leitos e modelo de gestão, levando em consideração o perfil da carteira da assistência, hoje com mais de 510 mil beneficiários. A conclusão será um plano de ação a ser avaliado pelo governo estadual.

O objetivo é criar um modelo referencial de atendimento, com a prestação efetiva e aderente a protocolos e linhas de cuidado padronizadas, adotando custos mais eficientes e responsáveis.

O hospital, conforme o governo do estado, será um equipamento de saúde instalado na capital baiana, e abrangerá toda a região metropolitana de Salvador, não restringindo o acesso apenas aos beneficiários dessas localidades, mas a todos que necessitem dessa prestação de serviço hospitalar, no limite de sua capacidade operacional, em toda a Bahia, desde que sejam beneficiários do Planserv.

Compartilhar