Para ter maior tempo para treinos, o Bahia decidiu atuar, em 2020, com o time sub-23 em todo o Campeonato Baiano. A equipe treinada por Roger Machado se concentrou nas disputas da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Em pouco mais de dois meses de temporada, o grupo principal disputou nove partidas, o que equivale a atuar quase uma vez por semana.

Apesar de ter mais janelas de treinos, o Bahia ainda não está nas “pontas dos cascos”. Roger Machado abordou a preparação do elenco após a vitória sobre o Confiança, na tarde do último sábado, e pontuou que o mês de março é de grande importância para que os atletas se aprimorem e consigam aumentar o tempo em que conseguem pressionar o adversário.

– Março é um mês muito importante. Agora no vestiário, eles estavam pedindo mais uma folga, porque só tem jogo no sábado, mas falei que este é um mês de aquisição das capacidades que estamos tentando desenvolver para o ano. “Peço a compreensão de vocês, porque, no momento adequado, vamos dar o descanso”. Mas agora, com três jogos no mês e a possibilidade de uma janela maior de treinos, é a hora de usar. A ideia é aumentar a janela. Hoje foram 10 minutos do primeiro tempo. Ideia é estender. Mas dificilmente vai fazer 45 minutos direto. Não tem como. Mas ideia é aumentar, sim.

Roger Machado apontou que março tem grande importância para a preparação do elenco para a temporada — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Roger Machado apontou que março tem grande importância para a preparação do elenco para a temporada — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Roger Machado também afirmou que a rotina de treinos de 2020 é diferente da que promoveu na última temporada. Com o desafio de tornar o Bahia um time mais propositivo, ele tem comandado atividades com marcação sob pressão e recuperação da bola ainda no campo de ataque.

– Muito difícil fazer isso em 90 minutos. Se faz em algumas janelas. Você consegue ser intenso por 10, 15 minutos. Depois abaixa, recupera o fôlego, vai de novo. A ideia é que aumente essa janela. Os treinamentos, a partir deste ano, são diferentes do ano passado, que foi voltado para as transições. Agora são mais de marcação no campo do adversário e retomada rápida. Também para que tenhamos mais controle de posse e depois possamos fazer um jogo mais apoiado. Muda o cronograma de treinamento.

Como tem ocorrido nesta temporada, Roger Machado terá uma semana para preparar a equipe até a próxima partida. O Bahia volta a jogar no próximo sábado, às 20h (de Brasília), quando encara o América-RN na Arena das Dunas, pela 7ª rodada da Copa do Nordeste.

Compartilhar