Pouca gente sabe, mas França e Argentina já disputaram uma partida em Salvador. Encontro difícil até de imaginar. A partida foi válida pela Taça Independência, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD, equivalente à atual CBF) como parte das comemorações dos 150 anos da Independência do país. O duelo, que aconteceu no dia 25 de junho de 1972, terminou empatado em 0x0 na antiga Fonte Nova. O Brasil acabou como o campeão daquela competição.

Quarenta e seis anos depois, Argentina e França se enfrentarão neste sábado (30), na Rússia, pela terceira vez na história da Copa do Mundo. A partida começa às 11h (de Brasília), em Kazan, e abre as oitavas de final do Mundial 2018. O desempenho sul-americano é animador.

O primeiro duelo aconteceu na Copa de 1930, no Uruguai. Na época, em Montevidéu, os argentinos fizeram 1×0, com gol marcado por Luis Monti, pela fase de grupos. O segundo jogo foi em 1978, também pela fase de grupos, e terminou 2×1 para os argentinos, que sediaram o Mundial daquele ano. Os gols foram de Passarella e Luque, além de Platini para os visitantes. A Argentina acabaria campeã, após vitória de 3×1 sobre a Holanda na final.

Além destas partidas, as duas seleções já ficaram frente a frente em outras nove oportunidades. A Argentina venceu quatro, a França duas e ainda três empates. As únicas vitórias francesas foram em amistosos: 4×3 em Buenos Aires, em 1971, e 2×0 em Paris, em 1986.

 

Compartilhar