A prefeitura de Ipiaú publicou, na última sexta-feira (19), um decreto que mantém a flexibilização do comércio e autoriza a realização de cultos religiosos no município. Para abrir as portas, as igrejas e templos precisarão respeitar determinações estabelecidas para evitar a aglomeração de pessoas.

A realização de cultos e palestras aos sábados está reservada para as igrejas que guardam o dia. As demais religiões poderão celebrar missas nas quartas-feiras e domingos, desde que o término ocorra até as 19h.

Além do revezamento de dias, as igrejas precisarão respeitar o limite de lotação correspondente a 20% da capacidade do local. Todos deverão utilizar máscaras e o local terá que disponibilizar álcool 70% para higiene das mãos.

A recomendação é de que grupos de risco evitem a presença nas celebrações religiosas. As reuniões estão limitadas a um tempo máximo de uma hora. Cada igreja precisa cumprir um intervalo mínimo de duas horas entre um culto e outro.

A flexibilização do funcionamento do comércio em Ipiaú foi implementada no início do mês. O decreto da prefeitura prorroga a autorização para que estabelecimentos não essenciais abram as portas até o próximo domingo (28).

Comércio em Ipiaú está liberado para funcionar com rodízio — Foto: Reprodução / Facebook

Comércio em Ipiaú está liberado para funcionar com rodízio — Foto: Reprodução / Facebook

Para funcionar, as lojas devem respeitar um rodízio imposto pela prefeitura. Parte dos estabelecimentos funcionam no turno da manhã, enquanto a outra parte abre as portas no período da tarde. Pelo decreto, todos são obrigados a limitar o número de clientes na área interna, fiscalizar o uso de máscaras e fornecer álcool 70%.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Ipiaú registra 526 casos confirmados de coronavírus, com oito óbitos em decorrência da doença.

Compartilhar