Quem circulou pela Avenida Sete de Setembro nesta segunda-feira (7) e estava atento à data, não teve como ignorar que estava tudo diferente. As comemorações ao 198º aniversário da Independência do Brasil foram bem diferentes.A multidão que se formava para ver o Desfile do Sete de Setembro passar não estava ali, tampouco teve desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que costuma ocorrer no trajeto compreendido entre o Largo do Campo Grande e a Praça Castro Alves.

Em 2020, devido à pandemia e aos riscos de contágio da covid-19, o evento público previsto para o Dia da Independência do Brasil foi cancelado por decretos municipal e federal. Pra data não passar em branco, o  Exército realizou uma cerimônias rápida, às 8h, no Quartel General, localizado no bairro da Mouraria, de hasteamento da Bandeira Nacional e leitura da mensagem alusiva à data.

Apesar de não realizar comemorações festivas, a Marinha manterá as atividades durante a semana da Pátria, inclusive com inspeções navais realizadas pelas Capitanias dos Portos. A Polícia Militar também não fará atividades comemorativas, apenas referências à data nas redes sociais e a unidade mais antiga da corporação, a Cavalaria, realizará uma cavalgada nas proximidades da sede, localizada em Itapuã.

Sem pirâmide humana nas motos do Águia, a presença dos cães policiais, a participação das fanfarras e colégios, a alternativa é buscar festejar a data sem aglomerações e com as alternativas possíveis, garantindo as medidas protetivas sempre.

Na capital baiana, apesar do feriado nacional, os shoppings centers funcionarão com horários especiais. As lojas e praça de alimentação do Parque Shopping Bahia funcionarão das 12h às 20h. O Hiperideal das 6h30 às 20h, Smart Fit das 8h às 20h  e a loja Petz das 8h às 20h.

Confira os horários dos shoppings:
Salvador Shopping:
Alimentação, Lojas Âncoras (Americanas, Cultura, C&A, Le Biscuit, Marisa, Renner e Riachuelo), Farmácias (Drogasil, Extrafarma, Globo, Pague Menos e São Paulo) e Bompreço: 12h às 20h;

Espaço Gourmet: 12h às 23h;
Bancos, Clínicas (Clivale, Immune Vacinas e Labchecap), Correios, Farmácias de manipulação, Lotérica, SAC, Drive Thru, demais lojas e quiosques associados ao Sindicato dos Comerciários: fechados.

Shopping Barra

Fast food funcionam das 12h às 20h
Outros restaurantes das 12h às 23h
Lojas das 12h às 20h. Funcionam as lojas âncoras (Zara, Renner, C&A, Riachuelo, Le Biscuit, Lojas Americanas, Centauro), além da Drogasil, Pague Menos, VX Case, Fast Shop, Tok Stok, Charlot, Calvin Klein e Casas Bahia.

Shopping Bahia

Âncoras e megalojas – 12h às 20h
Praça de alimentação e restaurantes – 12h ás 20h
Farmácias – 12h ás 20h
Pão de Açúcar – 12h ás 20h
Lojas e quiosques – Fechados
Clivale – Fechada

Salvador Norte Shopping

Segue a restrição da prefeitura para São Cristóvão
Lojas âncoras e megalojas – 10h às 16h
Alimentação –  12h às 16h
Demais lojas e quiosques – Fechados

Supermercados

EXTRA HIPER
Em Salvador, todas as unidades Extra Hiper funcionarão das 7h às 22h.

PÃO DE AÇÚCAR
A loja Pão de Açúcar localizada no bairro do Costa Azul funcionará das 6h às 20h, com horário exclusivo para clientes com 60 anos ou mais das  7h às 9h.

 ASSAÍ
Lojas Calçada, Guanambi, Ilhéus, Jequié, Paripe e Vitória da Conquista funcionarão das 7h às 18h.
Já as unidades Feira de Santana, Serrinha, Itapetinga, Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim atenderão ao público das 8h às 18h.
Lojas Camaçari e Pau da Lima (Golf Club), das 7h às 20h. E unidade Lauro de Freitas das 7h às 21h.

Compartilhar