O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, reabre para a visitação pública amanhã. O parque está fechado desde o dia 22 de março em razão da pandemia do novo coronavírus.

A reabertura teve autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e será realizada de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

As atividades de visitação pública poderão ser realizadas desde que observadas as várias medidas de prevenção, entre elas:

  • uso obrigatório de máscara de proteção facial;
  • disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos;
  • limpeza e desinfecção frequente dos ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

Durante a pandemia de covid-19, poderão permanecer no centro de visitantes até 22 pessoas, além dos funcionários, pelo período máximo de 15 minutos. A lotação dos veículos deverá ser reduzida em 50% de sua capacidade de público.

Proteção da biodiversidade

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.

Segundo o ICMBio, o parque protege uma área de 240.611 hectares de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

A Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.

Compartilhar