Por BRUNO IGNACIO DE LIMA – Oficina da NET

De acordo com a plataforma estatística Gamstat, que mede a variação de players jogando cada game nas plataformas Playstation e Xbox, separamos os 5 jogos mais jogados no mês de agosto, levando em consideração a variação positiva de novos players entre os períodos registrados de 27 de julho até 27 de setembro.

Vale lembrar que essa conta estatística é diferente da venda de jogos e somente jogos com conectividade online podem ser considerados aqui, uma vez que é impossível ter acesso a quantidade mensal de players jogando um jogo offline.

Nesta lista separamos os 5 game mais jogados na Playstation Network no mês de setembro, que por sua vez incluem o Playstation 4 e Playstation 3 para alguns games mais antigos, confira:

Os 5 games mais jogados na PSN em setembro

Rocket League

Aproximadamente 6,3 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro

Soma total de 41,1 milhões de jogadores

Rocket League é um videogame de futebol veicular desenvolvido e publicado pela Psyonix. O jogo foi lançado pela primeira vez para Microsoft Windows e PlayStation 4 em julho de 2015, com portas para Xbox One e Nintendo Switch sendo lançadas posteriormente. Em junho de 2015, a 505 Games começou a distribuir uma versão física de varejo para PlayStation 4 e Xbox One, com a Warner Bros. Interactive Entertainment assumindo essas funções no final de 2017. Versões para macOS e Linux também foram lançadas em 2016, mas com suporte para seus os serviços online foram abandonados em 2020. Psyonix fez a transição do jogo para um modelo gratuito em 23 de setembro de 2020.

Descrita como “futebol, mas com carros movidos a foguete”, a Rocket League tem até oito jogadores designados para cada um dos dois times, usando veículos movidos a foguete para acertar a bola no gol do oponente e marcar pontos ao longo de uma partida . O jogo inclui modos de jogador único e multijogador que podem ser jogados tanto localmente quanto online, incluindo jogo multiplataforma entre todas as versões. As atualizações posteriores do jogo permitiram modificar as regras básicas e adicionar novos modos de jogo, incluindo os baseados em hóquei no gelo e basquete.

Fall Guys: Ultimate Knockout

Aproximadamente 5,2 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.

Soma total de 28,3 milhões de jogadores

Fall Guys: Ultimate Knockout é um jogo de batalha royale de plataforma desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital. Foi anunciado na E3 em junho de 2019 e lançado em 4 de agosto de 2020 para Microsoft Windows e PlayStation 4. O jogo se inspira em programas de jogos como Takeshi’s Castle, It’s a Knockout e Total Wipeout, e jogos de playground para crianças, como tag e bulldog britânico.

Fall Guys recebeu críticas positivas, que elogiaram sua jogabilidade caótica, design de personagem e aparência visual e atribuíram parte de seu sucesso ao seu lançamento durante a pandemia COVID-19. É de se esperar que esse sucesso seja o jogo mais jogado em agosto na PSN.

Street Fighter V

Aproximadamente 4,9 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.

Soma total de 11,3 milhões de jogadores

Street Fighter V é um jogo de luta desenvolvido pela Capcom e Dimps e publicado pela Capcom para PlayStation 4 e Microsoft Windows em 2016. O jogo foi inicialmente anunciado para Linux, mas esta versão nunca foi lançada.

Semelhante aos jogos anteriores da série Street Fighter, Street Fighter V apresenta um sistema de jogo de luta de rolagem lateral. O jogo também apresenta o “V-Gauge”, que aumenta conforme o jogador recebe ataques e adiciona três novas habilidades. O jogo apresenta 16 personagens no lançamento, com quatro deles sendo novos na série. Um modo de história e personagens adicionais foram adicionados por meio de atualizações e conteúdo para download.

NBA 2K21

Aproximadamente 3,3 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.

Soma total de 3,3 milhões de jogadores

NBA 2K21 é um videogame de simulação de basquete desenvolvido pela Visual Concepts e publicado pela 2K Sports, com base na National Basketball Association (NBA). É a 22ª edição da franquia NBA 2K e sucessora do NBA 2K20. O jogo foi lançado em 4 de setembro de 2020 para Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Stadia, e mais tarde será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S. PS4, Switch, Xbox One e PC tiveram críticas mistas ou medianas, com críticos criticando a falta de originalidade na jogabilidade, assim como microtransações e bugs, embora a simulação, os visuais e os valores de produção fossem elogiados.

PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS

Aproximadamente 2,9 milhões de novos jogadores entre 27 de agosto até 27 de setembro.

Soma total de 7,3 milhões de jogadores

PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS (PUBG) é um jogo online multiplayer Battle Royale desenvolvido e publicado pela PUBG Corporation, uma subsidiária da empresa de videogame sul-coreana Bluehole. O jogo é baseado em mods anteriores que foram criados por Brendan “PlayerUnknown” Greene para outros jogos, inspirado no filme japonês Battle Royale de 2000, e expandido para um jogo autônomo sob a direção criativa de Greene. No jogo, até cem jogadores saltam de pára-quedas em uma ilha e procuram armas e equipamentos para matar outros, evitando serem mortos. A área de segurança disponível no mapa do jogo diminui de tamanho com o tempo, direcionando os jogadores sobreviventes para áreas mais restritas para forçar os encontros. O último jogador ou equipe em pé vence a rodada.

Battlegrounds foi lançado pela primeira vez para o Microsoft Windows através do programa beta de acesso antecipado do Steam em março de 2017, com um lançamento completo em dezembro de 2017. O jogo também foi lançado pela Microsoft Studios para o Xbox One por meio de seu programa Xbox Game Preview no mesmo mês, e lançado oficialmente em setembro de 2018. Uma versão móvel free-to-play para Android e iOS foi lançada em 2018, além de uma porta para o PlayStation 4. Uma versão para a plataforma de streaming Stadia foi lançada em abril de 2020. Battlegrounds é um dos melhores -venda e os videogames mais jogados de todos os tempos. O jogo vendeu mais de 70 milhões de cópias até 2020, com PUBG Mobile tendo sido baixado mais de 600 milhões de vezes.

Compartilhar