A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realiza nesta quarta-feira (7/10), uma ação de combate ao desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP). A atividade de repressão à degradação do meio ambiente aconteceu na região do entorno do Polo Industrial, o chamado cinturão verde, próximo à comunidade conhecida como Beira Rio.

Além de agentes da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis) e da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental (CLA), ambos vinculados à Sedur, a operação também contou com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Polo), da 18ª Delegacia Territorial, do 12º Batalhão da Polícia Militar, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico.

A operação foi desencadeada por uma denúncia anônima, feita através do Alô Sedur (0800 284 6734), e resultou na retirada de vários barracos da APP. No local, as autoridades encontraram mais de mil metros quadrados de área devastada, onde algumas pessoas estavam construindo moradias e preparando áreas para plantações. Além de contrariar a legislação, a ocupação da área também representa risco de acidentes graves, já que pelo local passam muitos fios de alta tensão.

De acordo com a Sedur, a operação segue e a intenção é que a fiscalização seja frequente na região. Além da retirada de barracos e remoção de cercas, a ação também resultou na identificação de duas pessoas com mandado de prisão em aberto, que foram detidas pela Polícia Civil e encaminhadas para a 18ª DT para as devidas providências.

Ainda de acordo com a Sedur, algumas das estruturas utilizadas como moradias foram mantidas e as famílias cadastradas para receber visitas das secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Habitação (Sehab).

Compartilhar