As obras do Trecho 3 do BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador, entre a descida do elevado nas imediações do Parque da Cidade e o Posto Namorados, no Itaigara, foram iniciadas nesta segunda-feira, 15.

A intervenção compreende a construção de uma via exclusiva, com previsão de entrega no mês de novembro. Neste trecho de aproximadamente 3km, serão construídas três estações: a Estação Parque da Cidade, a Estação Itaigara, que ficará localizada em frente ao Shopping de mesmo nome, e a Estação Pituba, que ficará em frente ao Posto Namorados.

Além disso, neste trecho será possível que os ônibus do BRT saiam da via exclusiva, atendendo regiões próximas, como a orla, e possam retornar em outro ponto da via exclusiva, como a Avenida Vasco da Gama.

Etapas

A obra do BRT foi dividida em três etapas. O trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia, já teve seus elevados concluídos e entregues ainda em 2020. O Complexo Viário Félix Mendonça trouxe mais fluidez ao trânsito da região, uma das mais movimentadas da cidade. Já as obras do trecho 2, que vão do início da Avenida Juracy Magalhães até a Estação da Lapa, devem ser iniciadas em março.

Serão construídos três elevados neste trecho. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada deste trecho. Um outro viaduto será construído na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Avenida Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Avenida Luís Viana (Paralela).

O terceiro elevado será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama. Ao todo, a obra terá 12 estações.

Compartilhar