As estações da linha 1 do metrô de Salvador estão fechadas na manhã desta terça-feira (26). O metrô de Salvador sofreu uma pane elétrica, que impactou no funcionamento das estações. De acordo com a assessoria de comunicação da CCR Metrô ainda não há informações sobre o motivo da falha nem o prazo de sua normalização.

A linha 1 – que liga a Lapa até Pirajá – só está chegando até o Retiro. A linha 2 está normal mas com intervalo de tempo maior, segundo um dos funcionários informou.

Passageiros entraram em desespero quando foram avisados que as estações seriam fechadas – Foto: Alini Gomes

Pelo autofalantes das estações, os usuários estão sendo avisados que as estações estão sendo fechadas. “Estou em Pirajá desde 6h30 e estão avisando que as estações vão fechar.Está todo mundo saindo do metrô com prejuízo e os ônibus estão superlotados. Ficaram avisando que estavam tentando resolver e de uma hora pra outra avisaram que iam fechar os portões das estações. Todo mundo saiu correndo com medo de ficar preso lá sem poder sair”, afirmou a dona de casa Valéria Santana.

Moradora de Cajazeiras, a funcionária pública Verena Dantas precisava pegar a linha 2 – que liga o Acesso Norte até o Aeroporto – para chegar até Lauro de Freitas. “Eu faço a integração para trocar de estação todos os dias, mas hoje não vou ter como fazer isso. É um absurdo. Tenho compromisso e vou perder por esse problema do metrô”.

Maria Luísa foi informada pelos seguranças que o metrô não irá funcionar 
Foto: Mauro Akin Nassor/

A auxiliar administrativo Maria Luísa Araújo, 27 anos, chegou do bairro do Garcia às 7h30. Ela precisava estar no trabalho, às 8h, na região de Porto Seco Pirajá. Ao entrar na estação do metrô da Lapa, um dos seguranças lhe informou sobre a suspensão da Linha 1. “Eu ainda não sei bem o que vou fazer. Estou aqui raciocinando. O pior é que eu não sei se existe ônibus direto até lá”, conta a auxiliar administrativo.

Maria Luísa pegaria o metrô até a Estação Pirajá e, de lá, faria a integração com o ônibus até o Porto Seco. “Nem mandei uma mensagem ainda pro meu chefe pra explicar o atraso. Eu realmente não sei o que fazer”, disse.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas completou quatro anos de operação no dia 11 de junho transportando média de 330 mil usuários por dia. Neste ano, o modal chegou à Estação Aeroporto de Metrô – fazendo a ligação entre a capital e a Região Metropolitana – e alcançou a marca de 100 milhões de passageiros transportados desde o início das operações.

Da Lapa até o Aeroporto Internacional Salvador Bahia o tempo estimado em dias normais é de 35 minutos, ou ir da região do Iguatemi à RMS em pouco mais de 20 minutos.

Atualmente o modal possui 33 km de extensão, 20 estações, 7 terminais de integração com ônibus, duas linhas em operação e mais de 800 viagens diárias.  Atualmente, a CCR Metrô Bahia que administra e opera o metrô, conta com cerca de 1600 colaboradores diretos.

Compartilhar