A Câmara Municipal de Salvador homenageou, na noite desta quinta-feira (13), no Plenário Cosme de Farias, os 45 anos do Curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador (UCSal). O evento ainda foi marcado pela concessão da Medalha Thomé de Souza ao professor Lauro Gurgel de Oliveira Júnior.  As sessões especial e solene, respectivamente, foram idealizadas pelo vereador Téo Senna (PHS), que presidiu o evento.

Educador físico formado pela UCSal, Téo Senna destacou o pioneirismo e a evolução que transformou a instituição em referência. “Foi através desse curso que se iniciou o processo de formação profissional na área na Bahia. Permitindo a homens e mulheres, que não dispunham de condições de deslocarem-se para outros estados da Federação, a oportunidade de realizar o curso, bem como, foi esse curso que criou o ambiente para criação de outros que se seguiram”, frisou Téo, que em setembro celebrou na Casa, em sessão especial, o Dia do Profissional da Educação Física.

A homenagem do Poder Legislativo municipal foi exaltada pela professora e pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária da UCSal, Eliana Sales Brito. “Esse momento é de muita alegria, pois consideramos uma justa homenagem. A UCSal se orgulha de ter oferecido o primeiro curso de Educação Física da Bahia e ainda continuamos a luta. Estamos muito felizes”, afirmou.
A parte musical da sessão contou com apresentação de Isaias Alves (Sávio) e sua guitarra baiana. Um vídeo institucional da UCSal também foi exibido.

Educação

Com 38 anos de serviços prestados à Educação Física, o professor Lauro Gurgel recebeu da esposa, Rute Borges Gurgel, a Medalha Thomé de Souza. “O sentimento é de profunda alegria, mas gostaria de destacar que essa homenagem não é só minha. Gostaria de dividir com meus pares, colaboradores, familiares, colegas, que trabalham de forma significativa à frente do curso, mas também à figura de todos os professores”, declarou. Lauro Gurgel foi conduzido ao plenário pelos filhos: Pedro Leonardo Andrade Almeida Gurgel e Guilherme Borges Gurgel.

O homenageado lembrou da falta de estrutura no início do curso, quando as aulas práticas eram realizadas na antiga Fonte Nova, em comparação com o momento atual. Ao falar sobre a importância da educação física, o professor valorizou a educação em geral. “A educação é algo fundamental e dentro dela está a educação física, que ressalta a importância do esporte para o homem integral e que precisa saber conviver em sociedade, diferenciar regras e aprender a ganhar e perder”, observou.

Ao longo da carreira, o professor fez especialização e mestrado em Cuba, além de doutorado em Educação na Universidade da Madeira, em Portugal.
“Tenho certeza que esta Medalha é extensiva a cada um de nós, pelo trabalho que Gurgel vem fazendo dentro da Universidade”, salientou Téo Senna, diante do plenário repleto de profissionais da área.
Ainda compuseram a mesa: Georgeochohama Dulclerc Almeida, professor e fundador do curso de Educação Física da UCSal; Og Robson de Menezes, representando o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF); e Pedro Nizan Gurgel de Oliveira, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).

Compartilhar