A vereadora Lorena Brandão (PSC) entregou na Câmara Municipal de Salvador uma moção de congratulação pelos 32 anos do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA), igreja liderada pelos bispos Átila e Mailde Brandão.

“A Igreja Batista Caminho das Árvores não é só conhecida pelos grandes líderes espirituais que formou e forma até hoje, mas também pelo serviço que presta à nossa sociedade, não só aqui na Bahia, bem como em diversas partes do mundo. Há quase 20 anos, a MBICA realiza ações sociais para pessoas carentes e em estado de vulnerabilidade, seus membros são ensinamos a amar uns aos outros, como Jesus nos amou, pois essa é o verdadeiro significado de Igreja de Cristo”, disse Lorena, que é também bispa do ministério e líder do culto Bem Aventuradas, voltado para mulheres.

A Igreja Batista do Caminho das Árvores nasceu no bairro do Caminho das Árvores, na Alameda dos Sombreiros, n 463, na garagem da residência do casal Átila e Mailde Brandão. Átila, na época era satanista, então, a sua esposa, a Pediatra Mailde Brandão, celebrava o culto doméstico todas as quartas-feiras, junto com os filhos e os empregados da casa orando e jejuando para que o Senhor trouxesse Átila Brandão para o Evangelho.

Impactado com o Evangelho ele passou a convidar os seus amigos para participarem deste culto, e cada quarta-feira o número de participantes aumentava numa progressão geométrica. Por esta razão, o culto que era celebrado na sala de visita, passou a funcionar na varanda do jardim e no deck da piscina; com o afluxo de pessoas foi transportado para a garagem que tem capacidade para seis carros grandes e, portanto, comportava 100 cadeiras.

Depois de algum tempo, Átila Brandão concluiu o Curso de Teologia e foi consagrado ao Ministério Pastoral Batista e passou a dirigir as reuniões, como Pastor da Congregação Batista do Caminho das Árvores vinculada à Igreja Batista Shalom, no bairro da Pituba. No dia 11 de junho de 1988, o Pr. Noel Ferreira da Costa, Presidente da Igreja Batista Shalom, em concílio realizado no Santuário da Shalom, emancipou a congregação tornando-a Igreja Batista do Caminho das Árvores.

O Pr. Átila Brandão foi eleito pelos 46 membros fundadores para pastoreá-los, e, em virtude disso foi alugado o Salão de Convenções do Centro Empresarial Iguatemi para acolher a novel Igreja. Com pouco tempo, tornou-se impossível as reuniões naquele local, porque o salão só tinha capacidade para 300 pessoas sentadas. Razão por que as reuniões foram transferidas para o Centro de Treinamento de Professores da Prefeitura, na Avenida ACM.

O Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores realiza trabalhos sociais frequentes, e anualmente faz a Ação Social, evento que abençoa centenas de famílias que precisam de alimentos, serviços de saúdes, jurídicos, lazer, além da pregação do Evangelho.

Compartilhar